Olhar Direto

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Cidades

SAÚDE

Central de Regulação do Samu é reativada após sucateamento do serviço

Um ano e oito meses após ter sido desativada, a Central de Regulação do Serviço de Atendimento de Urgência de Rondonópolis (Samu) volta a funcionar a partir desta sexta-feira (10) com 14 médicos e rádio-operador para atender, além de Rondonópolis, as cidades de Itiquira, Primavera do Leste, Campo Verde, Paranatinga e Alto Araguaia

09 Mai 2013 - 15:58

De Rondonópolis - Cairo Lustoza - Olhar Direto/Agência Pauta Pronta

Foto: Cairo Lustoza - Agência Pauta Pronta

Central de Regulação do Samu é reativada após sucateamento do serviço
Um ano e oito meses após ter sido desativada, a Central de Regulação do Serviço de Atendimento de Urgência de Rondonópolis (Samu) volta a funcionar a partir desta sexta-feira (10) com 14 médicos e rádio-operador para atender, além de Rondonópolis, as cidades de Itiquira, Primavera do Leste, Campo Verde, Paranatinga e Alto Araguaia. A desativação fez com que o serviço ficasse irregular e deixasse inclusive de receber recursos do Ministério da Saúde.


A Central de Regulação foi desativada na gestão passada sob a alegação de que os chamados passariam a ser atendidos por meio de um tronco que passaria as ligações diretamente para a Central de Cuiabá. Foi o início do processo de sucateamento do Samu local, já que a transferência de responsabilidade pelos chamados nunca chegou a ser feita ao Estado, praticamente todos os médicos que atendiam no local começaram a pedir demissão em função da queda-de-braço que se tornou o diálogo com a administração municipal. Desde então, até hoje (9), o atendimento é feito pelo Corpo de Bombeiros.

De acordo com o coordenador-geral do Samu, Israel Paniago, com a medida adotada à época, sem médicos para atenderem os chamados pelo 192 eram recorrentes situações em que era enviada unidade de suporte avançado quando na verdade a necessidade era do básico.

“O médico regulador existe justamente para avaliar o caso quando o usuário ou a família entra em contato com a central, sem isso os danos são tanto para o paciente quanto para o poder público”, afirmou o coordenador-geral do Samu, Israel Paniago.

Ainda segundo ele, a medida de reestruturar a central local foi uma determinação da atual gestão tão logo ele assumiu a coordenação, em fevereiro deste ano. Com esse processo de retomada, além dos 14 médicos também foram contratos, por meio de seletivos, técnicos em enfermagem e rádio-operador.

Concluído o processo de reativação com a documentação exigida, o Samu passa ser regularizado perante o MS e em até 30 dias, o município deve receber duas novas ambulâncias para atendimento, segundo informação de Israel Paniago.

Atualmente, o Samu de Rondonópolis funciona com uma equipe de suporte avançado e duas de suporte básico (incluindo as ambulâncias), no entanto, com a reestruturação, a partir desta sexta-feira, segundo Paniago, mais uma equipe estará à disposição da população.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet