Olhar Direto

Quarta-feira, 17 de julho de 2024

Notícias | Brasil

Contra Itália, Brasil pode até perder para se classificar

Depois de estrear com vitória sofrida contra o Egito e bater os Estados Unidos com facilidade, o Brasil chega à última rodada do grupo B da Copa das Confederações podendo até perder por um gol de diferença o clássico contra a Itália para avançar às semifinais do torneio que serve de ensaio para o Mundial de 2010.

Depois de estrear com vitória sofrida contra o Egito e bater os Estados Unidos com facilidade, o Brasil chega à última rodada do grupo B da Copa das Confederações podendo até perder por um gol de diferença o clássico contra a Itália para avançar às semifinais do torneio que serve de ensaio para o Mundial de 2010.


O time canarinho só não entra em campo às 15h30 (de Brasília) deste domingo, em Pretória, com mais tranquilidade graças à surpreendente vitória por 1 a 0 do Egito sobre os atuais campeões do mundo na última quinta-feira, resultado que embolou o grupo.

Após duas rodadas, o Brasil lidera com seis pontos e saldo positivo de quatro gols, seguido pela Itália, com três e um gol de saldo, e Egito, que tem a mesma pontuação, mas saldo zero. No mesmo horário do clássico, mas em Rustenburgo, os africanos encaram os Estados Unidos, lanterna com duas derrotas.

Não bastasse a proximidade com as semifinais, a equipe verde-amarela ainda vai para o jogo na condição de favorita. Passando por um processo de renovação, a Azzurra suou para vencer os norte-americanos com um jogador a mais na primeira rodada, antes da derrota para o Egito. Para piorar, no último encontro entre as duas forças do futebol mundial, em amistoso disputado no dia 10 de fevereiro, em Londres, o Brasil bateu a Itália com autoridade: 2 a 0.

Clima de revanche no ar? "A maioria dos jogadores italianos estavam dizendo que na Copa das Confederações iam nos encontrar. Chegou o momento. Vamos ver no que vai dar", comenta o paredão brasileiro Júlio César, da Internazionale. Kaká, que também passou os últimos anos em Milão, mas prepara a mudança para Madri, é outro que aguarda um adversário motivado. "Esperamos vencer, mas não vai ser fácil. Até pela última partida contra a Itália em Londres. Isso ficou marcado para eles", conta o novo reforço do Real, que, lesionado, não jogou o amistoso.

A escalação do time canarinho para este compromisso é uma incógnita. Depois de poupar quatro atletas no triunfo sobre os EUA, o técnico Dunga avisou que a condição física dos jogadores iria novamente ser levada em conta na definição da equipe que encara a Itália.

Dentre os preservados na rodada passada, o volante Elano e o lateral esquerdo Kléber devem recuperar as suas vagas, substituindo Ramires e André Santos. Na zaga, Miranda pode continuar ocupando o lugar de Juan, que ainda busca o melhor ritmo depois de sofrer grave contusão no início do ano. Já na lateral direita, Maicon, recuperado de lesão, foi bem no último jogo e deve recuperar a titularidade, mandando Daniel Alves ao banco.

Na Itália, o técnico Marcello Lippi também não definiu a equipe, mas, precisando do resultado para seguir vivo na Copa das Confederações, acena com uma formação ofensiva para o clássico. "Vamos tentar tomar as iniciativas, com prudência é claro, porque o adversário é o Brasil. Mas vamos jogar como uma equipe que precisa vencer e fazer de tudo para conseguir o resultado", promete.

A missão de colocar um fogo a mais no duelo deste domingo ficou com experiente goleiro Buffon. "Ainda não acabou. Espero demonstrar que não valemos menos que o Brasil. Podemos batê-lo (no próximo domingo), a Espanha (nas semifinais) e ainda de novo o Brasil na final", planeja.

FICHA TÉCNICA

ITÁLIA X BRASIL

Local: Estádio Loftus Versfeld, em Pretória (África do Sul)
Data: 21 de junho de 2009, domingo
Horário: 15h30 (de Brasília)
Árbitro: Benito Archundia (México)
Assistentes: Marvin Torrentera (México) e Héctor Vergara (Canadá)

ITÁLIA: Buffon; Zambrotta, Cannavaro, Chiellini e Grosso; De Rossi, Pirlo, Gattuso e Rossi (Camoranesi); Gilardino e Iaquinta
Técnico: Marcello Lippi

BRASIL: Júlio César; Maicon, Lúcio, Miranda (Juan) e Kléber; Gilberto Silva, Felipe Melo, Elano e Kaká; Robinho e Luís Fabiano
Técnico: Dunga

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet