Olhar Direto

Sábado, 20 de julho de 2024

Notícias | Política BR

FORA DO PRAZO E DO PREÇO

Certeza de que Cuiabá estará pronta para a Copa do Pantanal não tira foco sobre custo final e atrasos

Foto: Edson Rodrigues / Secopa-MT

Maurício Guimarães considera essencial aproveitar o

Maurício Guimarães considera essencial aproveitar o "período de estiagem" para acelerar as obras da Copa do Pantanal



Independente de percalços que possam surgir, como mudança de construtora responsável, lentidão no período chuvas e até mesmo atrasos na liberação de recursos, as obras da Copa do Pantanal Fifa 2014 estarão prontas nos prazos previstos: quase todas até dezembro deste ano, com exceção do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que tem entrega prevista para março de 2014. Porém, há dúvidas sobre o custo final e, ainda, quanto aos atrasos.

O compromisso firmado pelo secretário Maurício Guimarães, da Secopa, em nome do governador Silval Barbosa (PMDB), não reduz o ímpeto de fiscalização deputados estaduais, principalmente dos membros da Comissão Parlamentar Especial de Fiscalização e Acompanhamento das Obras da Copa do Mundo de 2014 da Assembleia Legislativa.

Alguns parlamentares desejam que seja realizada novas visitas às principais obras. O secretário da Secopa  marcou com os representantes do Poder Legislativo uma nova visita, para convencê-los de que Mato Grosso está no “caminho certo”.

“Nenhuma obra deixará de ser concluída ou ficará para 2014. A Arena do Pantanal, por exemplo, que é a principal obra para o evento, será entregue em outubro e, ainda este ano, passará por jogos-testes, provavelmente com clubes mato-grossenses e, quem sabe, um clássico de nível nacional”, assegura o titular da Secretaria Extraordinária da Copa do Pantanal.

Sem citar o Tribunal de Contas do Estado (TCE) ou a Rede de Controle, liderada por Auditória Geral do Estado (AGE) e Ministério Público, o chefe da Secopa revelou que existe uma preocupação de Silval com o “excesso de notícias alarmantes”, que dão conta de possíveis atrasos e outros problemas, mas que não ameaçam o prazo final.

Nem mesmo as ilações sobre alguns ‘profetas do caos’ – aqueles que insistem em afirmar que as obras não ficarão prontas – abalam a confiança de Maurício Guimarães. E nem a disposição da Comissão Parlamentar Especial de Fiscalização da Assembleia em cobrar transparência. “Creio que a situação está ‘relativamente sob controle’. E certamente, agora, sem chuvas, as obras serão aceleradas”, observa o presidente da Comissão, deputado Hermínio Jota Barreto (PR).

O presidente afastado da Assembleia Legislativa, deputado estadual José Riva (PSD), acredita na tese de Guimarães de que o andamento das edificações está num “bom ritmo”.

“Sabemos que o Tribunal de Contas de Mato Grosso está fazendo seu trabalho, assim, como a Comissão Especial da Assembleia. Acredito que com a estiagem o ritmo das obras deve ser acelerado para concluí-las no prazo estipulado”, destaca Riva.

Jota Barreto revela que a próxima vistoria das obras da Copa do Pantanal será no dia 13 de junho.
Também fazem parte da Comissão da Copa, os deputados Baiano Filho (PMDB), Emanuel Pinheiro (PR), Luiz Marinho (PTB) e Airton Português (PSD). E, como suplentes, fazem parte os deputados Mauro Savi (PR), primeiro secretário da Assembleia, Wagner Ramos (PR), Teté Bezerra (PMDB), Alexandre Cesar (PT) e Walter Rabello (PSD).

A saída da construtora Santa Bárbara do consórcio Cuiabá, em março, deixando as obras da Arena Pantanal sob responsabilidade da Mendes Júnior, ao contrário do que se esperava, não provocou maiores atrasos nem questionamentos dos parlamentares. Barreto disse que a Secopa se comprometeu em repassar as informações por escrito, para a Comissão de Fiscalização das Obras da Copa da Assembleia.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet