Olhar Direto

Sábado, 20 de julho de 2024

Notícias | Política BR

e agora josé ?

Diretor do Dnit admite fim de consórcios operacionais e pregões para consultoria

O diretor executivo do Departamento Nacional de Infraestrutura (Dnit), Tarciso Gomes de Freitas, admitiu há pouco, durante audiência pública na Câmara dos Deputados para discutir o Regime Diferenciado de Contratação, que o órgão pode acabar com a metodologia das contratações com consórcios operacionais, formados muitas vezes por empresas sem capacidade de realizar ou executar um projeto de vulto. Além disso, para alivio das empreiteiras e dos segmentos de engenharia, ele também confirmou que o Dnit não fará mais contratação de consultoria por meio de do regime de pregão.


RDC gera maior economicidade e ganho de tempo na realzação das obras públicas

“Temos que encontrar uma nova modelagem, mas é certo que não teremos mais esse tipo de pregão para consultoria”, sentenciou Tarcisio. "A preocupação dos senhores é pertinente. O Dnit já está estudando como acabar com as contratações através de consórcios operacionais. Temos que encontrar melhor forma de pontuar a técnica....respeitar os cabelos brancos. Temos que criar um modelo operacional mais técnica, de forma mais subjetiva. Não podemos aceitar apenas a armadilha do objetivismo", pontua Freitas.

Para o diretor do Dnit, o momento é propício para ampliar os debates sobre o RDC Integrado e avaliar seus aspectos positivos e negativos. "Precisamos fazer um diagnóstico mais preciso para que todos os setores ganhem", salienta Freitas ao ponderar que os acervos dos profissionais precisam ser pontuados de forma mais justa.

O mais importante é buscar uma metodologia que seja buscado um equilíbrio entre técnica e preço. "Mas temos que buscar a aprimoração do RDC que possa resultar em maior segurança", acresenta.


Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet