Olhar Direto

Quarta-feira, 17 de julho de 2024

Notícias | Educação

Alunos do Colégio Médici participam da Mostra de Cinema pela Verdade

Alunos do Ensino Médio do período vespertino da Escola Estadual Presidente Médici, participam da Mostra de Cinema pela Verdade.


Esta Mostra Cinema pela Verdade, foi realizada no dia 06 (quinta-feira) com a participação de todos os alunos do ensino médio da Escola. Esta Mostra consiste na exibição do filme Eu Me Lembro, inédito no circuito local. Em sua segunda edição, a Mostra foi criada com o objetivo de promover exibições de filmes seguidas de debates sobre o período da Ditadura Civil-Militar e seus desdobramentos, bem como a relação com as ditaduras contemporâneas do Cone Sul.

Realizada pelo Instituto Cultura em Movimento (ICEM), em parceria com o Ministério da Justiça, a Mostra Cinema pela Verdade foi contemplada pelo edital “Marcas da Memória”, da Comissão de Anistia, que visa à promoção de eventos e projetos com foco neste período marcante da história brasileira. A mostra acontecerá simultaneamente em universidades dos 27 estados da federação entre os meses de maio e agosto. Cada estado do país terá pelo menos oito sessões de filmes, totalizando mais de 200 exibições.

Este ano, foram selecionados para a mostra dois documentários sobre a ditadura no Brasil e dois filmes de ficção sobre o período da ditadura na Argentina e no Chile. Entre as produções brasileiras estão Eu Me Lembro, de Luiz Fernando Lobo, e Marighella, de Isa Grinspum Ferraz. Já a ficção Infância Clandestina, de Benjamín Ávila, é uma coprodução Brasil-Argentina, e No, de Pablo Larraín, faz um recorte sobre a ditadura chilena.

“O projeto Cinema pela Verdade cria um ambiente de mobilização em todo o país. Especialmente junto à juventude, em favor da memória, em favor da construção da verdade para que o país possa, finalmente, passar a limpo a sua história e possa enfrentar os seus erros de frente, para que eles não se repitam mais. E, ao mesmo tempo, possa gerar consciência crítica na juventude para que ela assuma para si um legado de resistência, de lutas e de conquistas dos nossos direitos”, ressalta o presidente da Comissão de Anistia, Paulo Abrão.

Participaram da mesa de debates sobre o documentário, os professores:Profª (Depart. de História) Ana Maria Marques, Profº (Depart. de Filosofia) Alécio Donizete da Silva, Prof. Alex Rufino da Silva (Historia e Prof. de História da Escola Estadual Presidente Médici) e o Prof. Antonio Aparecido de Castro, presidente do CDCE - Conselho Deliberativo da Comunidade Escolar. Após a exibição dos filmes seguiu-se o debate, com ampla participação dos alunos do ensino médio da Escola Estadual Presidente Médici. Este evento sem sombra de dúvida visa ampliar os conhecimentos dos nossos sobre este período terrível da história do nosso País, a Ditadura Militar ( 1964-1985), salientou o professor Alex Rufino da Silva.

Vejam todas as fotos clique no link: http://www.eepresidentemedici.com.br/noticias/Alunos-do-ensino-medio-do-Medici-participam-da-Mostra-de-Cinema-pela-Verdade,194.html
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet