Olhar Direto

Domingo, 21 de julho de 2024

Notícias | Copa 2014

Mãos à obra: Arena Pernambuco acumula entulhos e exibe atraso

Operários circulam aos montes. Tratores são guiados de um lado para o outro. Sobras de material de construção se acumulam nos cantos. A Arena Pernambuco, imponente, é a paisagem que se sobressai em um cenário que não deixa dúvidas: há muito a se fazer até o jogo entre a campeã do mundo e a campeã da América, domingo, pela largada da Copa das Confederações. O estádio, já inaugurado, ainda não está totalmente pronto para receber Espanha, Uruguai e todos os seus craques, ainda que eles apenas desfrutem do bom e do melhor.


Dentro, faltam pequenos detalhes: retirada de entulho, acabamentos, uma limpeza pesada. Mas parece haver tempo para que tudo seja resolvido. O problema maior está fora da Arena. Ali, há escadarias com o corrimão abandonado no chão, montes de ferro à espera de um destino, soldas sendo finalizadas. O preocupante é que é justamente o espaço por onde caminharão os mais de 40 mil torcedores que assistirão à partida do próximo domingo, a partir das 19h (de Brasília).

Urina em escadas internas

O estádio é muito bonito. Já está, sem exagero, entre os mais impressionantes do país. Nele, o torcedor terá conforto, boas vias de circulação, proximidade com o campo. Mas é evidente que ele deveria estar mais perto de sua finalização, dada a proximidade com a estreia da Copa das Confederações.

Ajustes precisarão ser feitos de última hora. Inclusive de higiene. Escadarias internas fediam a urina na noite desta segunda-feira, quando a reportagem visitou o local - sem ser abordada em momento algum por seguranças ou fiscais, algo raro nas vésperas de eventos chancelados pela Fifa. Guimbas de cigarro também coloriam o chão. Os banheiros estavam fechados, e os sanitários químicos disponibilizados aos operários ficavam perto do estacionamento, a uns 200m do local.

Nos camarotes, o ar-condicionado funcionava à perfeição. Mas o local estava sujo. Em meio ao conforto, havia muita poeira.

Dos males, este é o menor. Uma boa limpeza resolverá a questão em tempo. O problema maior está na quantidade de entulho e material de construção que envolve o estádio. O acúmulo pode ser visto nas vias que levam a ele, já dentro do complexo da Arena, e também nos corredores internos, nos acessos às cadeiras.

É uma prova de que o estádio não está pronto. Enquanto os funcionários mantêm a corrida contra o relógio, mais material é gerado; quanto mais material é gerado, mais entulho é acumulado, e mais tempo é gasto nisso. Dezenas de operários trabalharão em mutirão para deixar tudo em ordem. Nesta segunda-feira, já com o escurecer da noite, muitos seguiam na ativa - uma espécie de sino soou por volta das 18h, indicando uma mudança de turno.

Em campo, técnicos testam bola com chip

Os últimos retoques são dados no estádio para deixá-lo com jeito de competição da Fifa. O torcedor que chegar à Arena Pernambuco no domingo já verá painéis da Copa das Confederações, com Brasil escrito com Z, apesar da pouca presença de pessoas de países de língua inglesa no público. Eles estavam sendo colocados nesta segunda-feira.

Enquanto isso, no gramado, um funcionário aparava o campo. O gramado está em ótimas condições. Ao mesmo tempo, nos dois gols, técnicos da Fifa testavam o funcionamento dos sensores que avisarão se a bola, munida de um chip, atravessou ou não a linha. Eles colocaram um aparelho um pouco além do limite máximo e ficaram jogando a bola repetidas vezes, em diferentes velocidades, para ver se o alerta era emitido. O mesmo teste foi feito em outros estádios.

Primeiro grande teste em maio


Há praticamente três semanas, a mesma Arena Pernambuco passou por um importante teste ao receber o amistoso entre Náutico e Sporting, de Portugal. Na ocasião, os problemas residiram na chegada e saída dos torcedores, com poucas opções de transporte. Dentro, aparentemente tudo funcionou de acordo com a expectativa do público. Um torcedor chegou até a comparar o evento com um jogo de Liga dos Campeões da Uefa, sinônimo de organização na Europa e no mundo. Resta saber se, de novo, haverá tempo hábil para que arrumem a casa.

A Arena Pernambuco receberá três jogos da Copa das Confederações. Além de Espanha x Uruguai, sediará Japão x Itália, no dia 19, pela segunda rodada do Grupo A, e Uruguai x Taiti, partida que fechará o Grupo B no dia 23.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet