Olhar Direto

Sábado, 20 de julho de 2024

Notícias | Política BR

Dilma defende reforma em organismos internacionais como FMI e ONU

A presidente Dilma Rousseff voltou a defender nesta segunda-feira a necessidade de uma reforma na governança mundial, incluindo organismos como o Fundo Monetário Internacional, o Banco Mundial e o Conselho de Segurança da ONU, para que reflitam a atual correlação de forças no cenário mundial.


Em discurso na cerimônia de formatura de novos quadros para o Itamaraty, Dilma disse que o multilateralismo é o único instrumento válido para resolver contenciosos pelo mundo, tanto políticos como econômicos.

"A governança mundial necessita urgente e profunda reforma...Reforma para que se reflita nesses organismos a atual correlação de forças", disse a presidente.

Na visão da presidente, o fortalecimento do multilateralismo se faz necessário em um momento que o mundo enfrenta uma crise financeira internacional, "talvez a maior desde 1929".

"Ao olharmos a crise, não propúnhamos, não propusemos e não propomos o isolamento, o protecionismo, mas sim a consolidação da nossa cooperação, dos laços regionais, ampliando e fortalecendo", afirmou.

"Acreditamos que os problemas de nosso comércio exterior - complexos em um mundo dominado pelo crescente protecionismo- só podem resolver-se em um marco multilateral regional ou global."

Em maio, o diplomata brasileiro de carreira Roberto Azevêdo foi escolhido para chefiar a Organização Mundial do Comércio (OMC), tornando-se o primeiro latino-americano a comandar o organismo comercial desde a sua criação em 1995.

Ao defender a política externa brasileira, Dilma acrescentou ainda que preocupam situações de conflito como as existentes entre Israel e Palestina e a guerra civil na Síria.

"Eu cito aqui a Palestina ou a Síria... E a nossa preocupação sempre em defender os mecanismos de dialógo e de paz para a garantia não só dos direitos humanos naqueles países como também do respeito à sua independência. E isso nos leva a uma clara defesa do multilateralismo", afirmou.

"Multilateralismo como único instrumento capaz de resolver graves contenciosos mundiais em clima de respeito mútuo e sem imposições unilaterais."
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet