Olhar Direto

Quinta-feira, 08 de agosto de 2024

Notícias | Mundo

Gorbachov participará do aniversário de 20 anos da queda do muro de Berlim

O último dirigente soviético, Mikhail Gorbachov (1985-1991), lembrará o 20º aniversário da queda do muro de Berlim na capital da Alemanha acompanhado do ex-chanceler alemão Helmut Kohl (1982-1998) e do ex-presidente dos Estados Unidos George Bush (1989-1993).


"O primeiro encontro do tipo aconteceu em 1999, por ocasião do décimo aniversário da queda do muro", informou nesta terça-feira a Fundação Gorbachov à agência de notícias russa Interfax.

Agora, explica a fundação, "a editora Axel Springuer decidiu repetir esse encontro".

Em 1999 os três ex-líderes protagonizaram um debate público e aberto que foi transmitido pela TV alemã.

Segundo a Fundação Gorbachov, Bush enviou recentemente uma mensagem ao último líder soviético que diz: "Espero com impaciência nossa encontro na Alemanha. Este será uma reunião entre amigos", disse.

Gorbachov, Kohl e Bush receberam recentemente um dos prêmios mais importantes da imprensa que anualmente é concedido pelo jornal "Bild", o de maior tiragem da Europa, pelo decisivo papel que tiveram no fim da Guerra Fria e no processo de reunificação da Alemanha.

Muro

Neste ano, a capital alemã realiza vários eventos para lembrar os 20 anos da queda do Muro de Berlim. O programa de atividades terá um ato final em 9 de novembro no Portão de Brandeburgo.

Um dos mais importantes capítulos da história da Alemanha, a queda provocou o fim do governo comunista da Alemanha Oriental e, onze meses depois, deu lugar à reunificação do país.

O muro dividiu a cidade entre agosto de 1961 e novembro de 1989, e sua queda representou não só o fim de décadas de divisão do país na Guerra Fria, mas também a bipolaridade em blocos da Alemanha e do resto do mundo.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet