Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de julho de 2024

Notícias | Brasil

'Festival Cultura de Verão' exibe filmes paraenses em Belém

Na próxima terça-feira (2), começa em Belém o "Festival Cultura de Verão 2013", que vai exibir no cinema várias produções audiovisuais realizadas no Pará. As sessões, que terão em média uma hora de duração, serão exibidas no Cine Líbero Luxardo. A entrada é gratuita, mas sujeita à lotação da sala de cinema. A programação do Festival ficará em cartaz durante todo este mês de julho, com filmes diferentes a cada terça-feira.


Na estreia o Festival exibe "Pau e Corda - Histórias de Carimbó", documentário do diretor Robson Fonseca.

Os versos de Mestre Verequete, um dos ícones do carimbó paraense, são parte do contexto da produção. O filme foi feito a partir de uma viagem em que o diretor e a equipe de produtores percorreram quatro cidades do nordeste paraense, em busca de histórias de grupos de Carimbó. Para cada grupo encontrado durante o caminho, foi proposta uma gravação de videoclipe. A partir daí, começava a convivência entre os produtores do filme e os grupos de carimbó, através da filmagm das histórias, apresentações, curiosidades e cenas do cotidiano destas pessoas. O filme não tem restrição de faixa etária.

Outros documentários também estão na programação: Brega S/A, de Vladimir Cunha e Gustavo Godinho, apresenta ao público a cena tecnobrega da capital paraense. No filme, a relação entre o tecnobrega e a popularização da tecnologia é um dos pontos retratados. O processo que provocou a associação desse estilo musical à pirataria também é abordado: o documentário mostra como foi criada uma nova rede de distribuição das músicas, alternativa ao modelo proposto pelas grandes gravadoras. A indicação etária para o filme é de 12 anos.

Dirigido por Priscilla Brasil, "Salvaterra - Terra de Negro" mostra a rotina das comunidades, os conflitos de terra, a expectativa da demarcação, as ameaças dos fazendeiros e a luta para manter a cultura viva em meio a tantos conflitos. No documentário são registradas doze comunidades tradicionais da Amazônia.

O Festival também terá sessões destinadas à ficção. Em "O Forasteiro", a diretora Katiuscia de Sá retrata uma lenda urbana. Na história, um rapaz de outra cidade chega a Belém em busca de emprego e de uma casa para morar. Ele encontra um palacete, aluga o imóvel, e passa a morar no local. Porém, coisas estranhas começam a acontecer e assustar o novo morador. Já em "Old City", de Emilson Issacar, o personagem principal é um assassino em série, que anda pelas ruas de Belém a procura da próxima vítima.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet