Olhar Direto

Sábado, 20 de julho de 2024

Notícias | Política BR

Detentos participam do projeto ‘Verão Livre’ em praia de Abaetetuba, no Pará

Dez detentos do Centro de Recuperação Regional de Abaetetuba ficarão durante o mês de julho em uma barraca, há 200 metros da praia de Beja, atuando com agentes de segurança pública em campanhas educativas para a população. Eles fazem parte do projeto “Verão Livre”, promovido há três anos pela Superintendência do Sistema Penitenciário do Pará (Susipe).


O projeto, que oferece aos internos a realização de trabalho social, tem a participação de servidores da Susipe, como agentes prisionais, assistentes sociais e técnicas em enfermagem. “O contato do interno com os veranistas quebra a barreira entre o cárcere e a sociedade. Eles começam a perceber que fazem parte do mundo aqui fora, e a sociedade passa a enxergá-los como pessoas que estão trabalhando e querem mudar de vida”, afirma o diretor do Centro de Recuperação Regional de Abaetetuba, capitão Jorge Melo.

A Praia de Beja, a cerca de 100 quilômetros de Belém, é uma das opções de lazer mais procuradas na Região do Tocantins. Neste primeiro final de semana foram prestados serviços de verificação de pressão arterial, colocação de pulseira de identificação em crianças, orientações sobre os riscos do consumo de álcool e drogas, e ainda sobre educação no trânsito.

Oportunidade

Para a prefeita de Abaetetuba, Francinete Carvalho, a iniciativa é mais que uma oportunidade de ressocialização. “Eu também já trabalhei no Centro Regional. E essa é uma oportunidade de a sociedade ver que não há alguém totalmente mau ou bom. Às vezes, é uma questão de oportunidade, que eles estão tendo agora para mostrar que querem sair da cadeia", disse.

A Prefeitura de Abaetetuba quer assinar um convênio de Cooperação Técnica com a Susipe, como os já firmados com as prefeituras de Belém e Barcarena, para utilizar a mão de obra carcerária em serviços na cidade. "É uma forma de investirmos na política de reinserção social, criando oportunidades no mercado de trabalho, a fim de esses internos encontrem alternativas para não voltarem ao crime", afirmou a prefeita.

Este é o segundo ano que o interno Luiz Carlos de Abreu, 34 anos, participa do “Verão Livre”. Ele faz parte do coral do Centro e ainda participa do projeto Conquistando a Liberdade. “Quando eu sair da cadeia e as pessoas me reconhecerem na rua, vão lembrar do meu trabalho quando ainda estava preso, e verão que eu realmente mudei”, ressaltou.

Os internos também participaram de atividades com crianças e venderam o artesanato confeccionado na prisão. Josias Silva, 28 anos, disse que aprendeu a confeccionar objetos com sacolas plásticas, junto com outros detentos. “É uma satisfação mostrar para as pessoas que eu, mesmo no presídio, estou trabalhando. Com o artesanato, aprendi a dar valor ao trabalho", contou Josias.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet