Olhar Direto

Terça-feira, 16 de julho de 2024

Notícias | Brasil

Sarney quer que PF investigue suposta espionagem contra Jarbas Vasconcelos

O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), afirmou neste domingo que vai pedir ao ministro Tarso Genro (Justiça) que determine à Polícia Federal para que investigue as denúncias do senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE). Jarbas disse que é alvo de espionagem. Sarney também vai pedir ao procurador-geral da República, Antônio Fernando Souza, para que acompanhe as apurações.


Por intermédio de nota à imprensa, Sarney considerou a acusação de Jarbas "gravíssima" e afirmou que deve ser apurada com o máximo "rigor". "A denúncia, gravíssima, deve ser apurada com rigor", disse ele, na nota à imprensa.

A assessoria de Sarney informou ainda que a iniciativa do presidente do Senado foi motivada pela possibilidade de mais parlamentares também serem alvos de espionagem. Para Sarney, a investigação da Polícia Federal visa esclarecer os fatos e proteger a "instituição" Senado.

Em entrevista à revista "Veja" desta semana, Jarbas disse que pretende ocupar a tribuna do plenário --provavelmente na terça-feira (10)-- para afirmar que desconfia que é alvo de espionagem promovida por integrantes de seu partido que teriam contratado os serviços de uma empresa privada para fazer escutas telefônicas, vasculhar sua vida e acompanhar seus passos.

Segundo Jarbas, na entrevista, o objetivo da espionagem seria "desqualificar suas denúncias" sobre o partido --feitas antes do Carnaval. Na ocasião, o senador afirmou que boa parte do PMDB era corrupta e levantou dúvidas sobre a ética dos integrantes da legenda.

O senador chegou a afirmar que o PMDB é um "partido sem bandeiras, sem propostas nem norte" e a maioria dos seus integrantes "quer mesmo é a corrupção".

Inconformado com as críticas, o líder do PMDB no Senado, Renan Calheiros (AL), substituiu Jarbas na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) por outro senador que integre o bloco partidário da legenda.

Jarbas não foi punido pelo comando do PMDB, que tentou tratar as acusações do senador como um "desabafo" e evitou dar eco às acusações.

Leia a íntegra da nota divulgada hoje por Sarney:

"O presidente do Senado, senador José Sarney, em defesa da instituição, anunciou neste domingo, 8, que vai solicitar ao ministro da Justiça que determine à Polícia Federal a apuração da denúncia do senador Jarbas Vasconcelos de que estaria sendo vítima de espionagem. Vai oficiar também ao procurador-geral da República, pedindo que o Ministério Público Federal acompanhe as investigações. 'A denúncia, gravíssima, deve ser apurada com rigor', afirmou José Sarney."


Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet