Olhar Direto

Quinta-feira, 08 de agosto de 2024

Notícias | Mundo

Israel reduz controle em quatro cidades na Cisjordânia

O governo de Israel concordou nesta quinta-feira em dar às forças de segurança palestinas liberdade para operar em quatro cidades da Cisjordânia e em limitar suas atividades militares na região.


O anúncio coincidiu com os esforços do primeiro-ministro israelense, Binyamin Netanyahu, de diminuir as tensões com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, em questões envolvendo o plano de paz com os palestinos.

No entanto, oficiais palestinos disseram que as mudanças são inadequadas, já que o Exército israelense continuará tendo o direito de entrar nas cidades de Qalqilya, Ramallah, Bethlehem e Jericó em caso de "necessidade de segurança urgente", segundo um militar de Israel.

Uma declaração divulgada mais tarde ao anúncio informou que a "responsabilidade por manter a segurança na região não foi transferida" para as forças de segurança leais ao presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, cujo quartel-general é baseado em Ramallah.

Autoridades disseram que as mudanças darão às forças palestinas maior liberdade para se movimentar. Até agora, esse movimento tem sido limitado por Israel, principalmente no período da noite.

Mais de 1.600 homens leais a Abbas passaram por um treinamento liderado pelos Estados Unidos desde janeiro de 2008.

Eles são criticados pelo grupo radical islâmico palestino Hamas, que tomou o controle da faixa de Gaza em 2007 após confrontos com as forças da ANP.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet