Olhar Direto

Quinta-feira, 02 de maio de 2024

Notícias | Cidades

QUESTÃO DE BOM SENSO

Concessionária busca parceria do movimento comunitário para reduzir desperdício de água em Cuiabá

De toda a água que é tratada em Cuiabá, quase 50% é desperdiçada em vazamentos de sistemas hidráulicos, má utilização em residências, indústria e comércio, cavaletes e redes em geral. Para tentar reduzir...

Foto: Wildes Tadeu / WTC Notícias

Ítalo Joffily, diretor geral da CAB Cuiabá, critica o desperdício de água

Ítalo Joffily, diretor geral da CAB Cuiabá, critica o desperdício de água

De toda a água que é tratada em Cuiabá, quase 50% é desperdiçada em vazamentos de sistemas hidráulicos, má utilização em residências, indústria e comércio, cavaletes e redes em geral. Para tentar reduzir as perdas com orientação e educação das comunidades e, por conseqüência, reduzir o custo de produção, a CAB Cuiabá busca a parceria com o movimento comunitário.


O diretor geral da CAB, Ítalo Joffily, entende que a população deve fazer a sua parte e contribuir decisivamente para uma redução drástica do desperdício. “É certo que o movimento comunitário tem condições de atuar de forma direta nas comunidades, orientando e até fiscalizando, para diminuir o desperdício”, disse Joffily, em reunião com dirigentes de associações de bairros e bases populares.

“Vamos participar de um amplo plano de educação ambiental em que o carro chefe será a economia de água”, afirma o presidente da União Cuiabana de Associações de Moradores de Bairros (Ucamb), Edio Martins de Souza, anfitrião da reunião com a CAB.

Movimento comunitário de Cuiabá se fez presente

“Parcela considerável desse desperdício ocorre por simples descuido dos moradores, seja na hora de tomar banho ou de lavar carro”, observa. “A CAB está fazendo sua parte, resolvendo problemas nos ramais e cavaletes, que geralmente são antigos e estão deteriorados”, argumenta o diretor geral.

Até mesmo os banhos demorados são preocupação para a CAB. Enquanto os moradores de Cuiabá gastam em média mais de 12 minutos, os de Colíder –
onde a CAB também é concessionária – necessitam de menos de nove minutos.

“Talvez seja por conta do calor estar presente em Cuiabá praticamente o ano todo que os banhos sejam mais demorados”, pontua Edio Martins de Souza. “Mas isso será debatido nas comunidades”, emenda ele.

O presidente da Ucamb afirma que o presidente da CAB confirmou que será cumprida a meta de em no máximo três anos levar água tratada e de qualidade a 100% das residências da Capital. Ítalo Joffily anunciou para o movimento comunitário que a prioridade número um da CAB será o combate ao desperdício de água que ocorre por meio de vazamentos.

Ítalo Joffily lembra que o contrato de concessão dos serviços de saneamento em Cuiabá tem duração de 30 anos, podendo ser prorrogado por igual período. Ao fim do contrato, patrimônio, bens, móveis e imóveis que passam a ser administrados pela CAB Cuiabá retornam à Prefeitura Municipal. (Colaborou Jardel Arruda)
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet