Olhar Direto

Quinta-feira, 02 de maio de 2024

Notícias | Mundo

Dezenas de milhares protestam contra governo na Tailândia

Foto: Reprodução

Dezenas de milhares protestam contra governo na Tailândia
Cerca de 25 mil partidários do ex-premier-ministro no exílio Thaksin Shinawatra se concentraram neste sábado em Bancoc, no mais importante protesto contra o governo na capital tailandesa em dois meses, segundo a polícia.


O ex-primeiro-ministro, que vive no exílio em Dubai para fugir a uma condenação por corrupção na Tailândia, dirigiu-se por telefone à multidão durante 50 minutos, pedindo-lhe para não "deixá-lo morrer no deserto".

"Estamos aqui porque queremos uma verdadeira democracia", declarou Thaksin. "Por que vocês devem me deixar morrer no deserto [de Dubai] quando posso trabalhar para nosso país"? perguntou.

Os "Camisas Vermelhas", os partidários de Thaksin, exigem que o chefe do governo, Abhisit Vejjajiva, dissolva o Parlamento e convoque novas eleições.

Thaksin, que foi derrubado por generais em 2006, informou que "passava bem" e que se consagrava a atividades de homem de negócios e a viagens, mas que sofria de solidão. "Quero voltar", acrescentou, aclamado por manifestantes.

Também criticou com firmeza a política econômica do primeiro-ministro, acusando-o, principalmente, de ter aumentado os impostos.

Jatuporn Prompan, um dos líderes do movimento, informou que organizaria três outras reuniões, sem precisar suas datas.

Mais de 3.000 policiais e mil soldados foram mobilizados para garantir a segurança dos prédios do governo.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet