Olhar Direto

Quarta-feira, 01 de maio de 2024

Notícias | Cidades

natureza

Operação prende nove servidores de secretaria de Estado por fraude em fiscalização

20 Ago 2013 - 08:59

Da Reportagem Local - Max Aguiar/ Da Redação - Priscilla Silva

Foto: Max Aguiar - OD

Operação prende nove servidores de secretaria de Estado por fraude em fiscalização
Nove servidores da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) foram presos na manhã desta terça-feira (20) durante a operação “Natureza”, deflagrada pela Polícia Judiciária Civil com 15 mandados de prisão temporária e 15 de busca e apreensão. As investigações partiram da Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema) que durante seis meses acompanhou situações de irregularidades na fiscalização da pesca.


Saída de Mauri Rodrigues da Secretaria de Saúde é certa, mas Silval ainda define seu substituto
Silval defende trabalho de Ságuas na Seduc e afirma que só negocia com professores se greve acabar

Dos noves funcionários presos, quatro ainda exerciam atividades dentro do órgão. Outros dois eram comerciantes e quatro eram os ‘atravessadores’ de peixe irregular. As ordens de prisão e busca são cumpridas em Cuiabá, Várzea Grande e Barão de Melgaço. Os delegados da Dema, Maria Alice Amorim e Vitor Hugo Bruzulato são os responsáveis pela operação.

Os detidos agiam de forma irregular desde o processo de abastecimento de barcos e irregularidades em fiscalização de pescado. Entre osobjetos apreendidos estão redes, espinhelos e armas municiadas. "Essas investigações ainda estão no começo. Entre os detidos estão funcionários que agiam facilitando a corrupção, sendo que a função deles é evitar isso. No período da tarde vamos informar os nomes e quais crimes cada um cometia", disse a delegada.

A operação teve início depois de um relatório elaborado pela Auditoria Geral do Estado e encaminhado pelo Ministério Público Estadual (MPE) e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema).

Consta do documento que os funcionários comissionados da Coordenadoria de Fiscalização de Pesca da Sema eram beneficiados com fraudes no abastecimento de combustível de embarcações em desuso, cujos barcos, em tese, seriam utilizados na fiscalização da pesca no período da piracema.

Segundo a delegada Maria Alice Barros Martins, o combustível desviado era utilizado em benefício dos próprios fiscais. A juíza Selma Rosane Santos Arruda, da Vara Especializada Crime Organizado, Ordem Tributária e Econômica e Administração Pública, da comarca de Cuiabá é a responsável pela expedição dos mandados de prisão.

Confira a lista dos envolvidos

João de Deus Correia da Silva - preso e atuando em flagrante com meia caixa de munições calibre 22
Odilio Jesus da Silva Vieria - preso
Ismael Martins de Almeida Filho - Foragido
Marcos Vicente da Silva – preso
Juailson Campos Ortiz- preso e autuado em flagrante com um revólver calibre 38 e 3 munições
Celso Souza Pinheiro Ferreira – preso
João Santana de Oliveira – foragido
Carlos Henrique Modesto da Silva- preso e autuado em flagrante com 6 munições calibre ponto 40
João de Deus Correia da Silva Carlos Henrique Modesto da Silva
Domingos Antonio Oliveira – preso
JAkcjs de Amorim Arruda – foragido
Celso Luiz Brito -foragido
Antônio Benedito da Silva - foragido
Antonia Terezinha de Souza -proprietária da Peixaria Beira Rio cumprido apenas busca, pois a comerciante está internada com problemas de saúde.
Luiz Claudio dos Santos Leite -proprietário do Comercial Santos Leite e preso e no local apreendido 250 quilos de pescado


Atualizada às 10h58

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet