Olhar Direto

Quinta-feira, 02 de maio de 2024

Notícias | Cidades

Estudante morre na Universidade de Brasília após crise convulsiva

Um estudante de administração morreu na Universidade de Brasília (UnB) na manhã desta terça-feira (20) após ter uma crise convulsiva seguida de várias paradas cardíacas. De acordo com testemunhas, ele caminhava no térreo do Instituto Central de Ciências Norte (ICC Norte), perto do anfiteatro 15, quando passou mal e caiu.


O Samu foi chamado e tentou reanimar o rapaz durante mais de uma hora. De acordo com a médica do Samu Laila Lopes, responsável pelo atendimento, Flávio Santana, de 25 anos, estava com os sinais vitais fracos e baixo nível de consciência quando o socorro chegou.

Antes da chegada do Samu, uma médica, mãe de um aluno da universidade, prestou os primeiros socorros ao estudante. “Ela disse que, quando chegou perto, ele já estava em apneia mesmo, chegou a fazer uma parada. Ela fez os procedimentos de reanimação iniciais e ele voltou”, disse Laila Lopes.

“Quando a gente chegou aqui, ele estava com nível de consciência rebaixado, mas ainda estava falando." Mas, segundo ela, o estudante teve uma parada respiratória e várias paradas cardíacas durante a convulsão e não resistiu.

A família do estudante informou à médica do Samu que ele não tinha histórico de convulsões e não tomava medicamentos, mas que estava com um inchaço nas pernas há uma semana e precisou trocar os sapatos nesta terça por causa do problema. "Um paciente jovem, que não tinha doença que a família conhecesse”, afirmou a médica.

O zelador Ernande Ferreira disse ter visto o momento em que o estudante caiu. De acordo com ele, o jovem caminhava no corredor do ICC Norte quando teve a crise convulsiva. Na queda, segundo ele, o estudante bateu a cabeça no chão, o que causou um corte no supercílio.

Às 11h, o corpo do estudante continuava na UnB, à espera da perícia da Polícia Civil. O Samu também estava no local aguardando a polícia. A mãe, a tia e um irmão do estudante foram chamados à universidade e não quiseram dar declarações.

Universidade

O reitor da UnB, Ivan Camargo, informou que a universidade não conta com estrutura própria para atendimento de emergência e que, nessas ocasiões, o procedimento padrão é acionar o Samu. De acordo com ele, o campus tem uma sala para atendimentos de médio prazo, além da estrutura do Hospital Universitário (HUB).

“Precisamos de equipamento, mas também de treinamento. Hoje não temos esse equipamento e a universidade pública tem dificuldade de contratação”, falou Camargo.

A decana de assuntos comunitários, Denise Bomtempo, falou sobre a possibilidade de implementar um projeto em parceria com o Samu para que estudantes e funcionários aprendam a realizar primeiros socorros.
O reitor e a decana foram chamados ao ICC Norte às 8h30 desta terça e acompanharam o socorro ao aluno que morreu.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet