Olhar Direto

Terça-feira, 30 de abril de 2024

Notícias | Turismo

Explore Prypiat, a cidade fantasma vizinha de Chernobyl

O acidente no reator de número 4 da usina de Chernobyl, em 1986, deixou sete milhões de pessoas com sequelas e uma imensa área do norte da Ucrânia e países vizinhos contaminados com a radiação. Num plano rápido de evacuação, cidades inteiras foram esvaziadas em poucas horas, entre elas Prypiat: residência de muitos funcionários de Chernobyl, o lugar era desde os anos 1970 o modelo de arquitetura para a União Soviética.


Passados mais de vinte anos do acidente, Prypiat é uma verdadeira cidade-fantasma: utensílios de cozinha, materiais escolares e equipamentos do hospital permaneceram como estavam, mas a vegetação tomou conta de todos os espaços e os níveis de radiação continuam altos, o que impede a volta de moradores para a região.

Para aqueles que não temem algumas horas exposto aos resquícios de plutônio no ar, é possível conseguir uma autorização com o governo da Ucrânia para visitar Prypiat e outras cidades próximas. O pedido deve ser feito à agência Chernobyl Interform, que além de cuidar das visitas possui o único hotel dentro da área isolada.

Os funcionários da usina - que também pode ser visitada - , assim como os do hotel e de outras regiões contaminadas trabalham duas semanas seguidas e folgam pelo mesmo período de tempo, como maneira de se prevenirem dos perigos causados pela radiação. Em Chernobyl, porém, a entrada só é possível com um uniforme vedado, que é emprestado aos turistas que conhecem o local. Já em Prypiat, a situação é mais tranquila, com o passeio podendo ser realizado com roupas normais. O único "perigo" são os animais selvagens, como jabutis e ursos, que são vistos pela cidade.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet