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Quinta-feira, 23 de maio de 2024

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Novo Golf custará a partir de R$ 67.990; veja todos os preços

Candidato a lançamento do ano no Brasil, o novo Volkswagen Golf custará a partir de R$ 67.990 na versão 1.4 TSI Highline turbo com câmbio manual. Para ter a transmissão automatizada de 7 velocidades será necessário pagar mais R$ 7 mil. Já o esportivo Golf GTI 2.0 turbo, que vem com câmbio automatizado de 6 marchas, terá preços a partir de R$ 94.990. A Volkswagen apresenta o modelo neste sábado (7) para a imprensa brasileira na Alemanha. As vendas começam neste mês.


O carro, inicialmente, será importado da Alemanha --portanto, virá com motor a gasolina. Em uma outra fase, poderá ser trazido do México e, assim, ser isento do imposto de importação.
Futuramente, o hatch será produzido no Brasil, na fábrica de São José dos Pinhais (PR), onde atualmente é feito o Golf de quarta geração e o Fox. A expectativa é que lá também passe a ser produzido o Audi A3, que é feito sob a mesma arquitetura do Golf VII.

Veja abaixo todos os preços do novo Volkswagen Golf no Brasil:
Highline 1.4 TSI turbo de 140 cv, câmbio manual (6 velocidades)
- Standard (entrada): R$ 67.990
- Pacote Elegance: R$ 72.990
- Pacote Exclusive: R$ 82.990
- Pacote Premium: R$ 92.990

Opcionais:

- transmissão automatizada DSG de 7 velocidades (R$ 7 mil);
- teto solar elétrico: R$ 4.500
- rodas de liga leve aro 17 "Geneva" com pneus 225/45 R17: R$ 950 para versão Standard
- rodas de liga leve aro 17 "Madrid" com pneus 225/45 R17: R$ 280
- sistema de entretenimento e conectividade com rádio, DVD, tela de 8 polegadas sensível ao toque e HD de 60 GB: R$ 6.730
- assistente de estacionamento com câmera de ré: R$ 3.730.
GTI 2.0 turbo de 220 cv, câmbio automatizado DSG (6 velocidades)
- entrada: R$ 94.990
- pacote Exclusive: R$ 110.990
- pacote Premium: R$ 125.990
Opcional:
- teto solar elétrico: R$ 4.500

VÍDEOS: G1 mostra o novo Volkswagen Golf acelerando em SP
De série, as duas versões trazem 7 airbags (2 frontais, 2 laterais, 2 do tipo cortina e 1 de joelho para o motorista), controles de estabilidade e tração (ESC e ASR), rádio CD Player com tela sensível ao toque, freio de estacionamento com função Auto Hold (que segura o carro automaticamente por segundos durante partidas em aclives), alerta de pressão dos pneus, sistema start-stop (que desliga temporariamente o motor quando o carro para em um semáforo, por exemplo), entre outros itens.

Golf novo conviverá com o antigo

Até então o hatch médio mais defasado da categoria, o Golf compensará a ausência das duas gerações ausentes no Brasil (5ª e 6ª) com plataforma, câmbio e motores sintonizados com o que é considerado referência tecnológica atualmente.

Mas o antigo Golf, da quarta geração, continuará a ser vendido ao menos até o fim do ano, como uma opção mais barata. "Ainda estamos fazendo estudos sobre quando o Golf IV vai sair de linha", diz Ariel Schroder, diretor de marketing da Volkswagen. "Como todo produto, o Golf IV teve o seu ciclo. Nas lojas, os vendedores vão conduzir o cliente ao Novo Golf. Mas quem quiser um preço um pouco mais competitivo será apresentado ao Golf IV (antigo)."
De acordo com o site da montadora, o Golf antigo custa a partir de R$ 52.390, com motorizações bem diferentes do novo: 1.6 (103 cv) e 2.0 (120 cv) flex. Ele é vendido atualmente como Golf 2014.

Nova plataforma
A sétima geração foi apresentada na Europa em setembro passadp.

No Brasil, ela foi vista pela primeira vez em agosto último, quando a Volkswagen promoveu uma pré-estreia no Aeroporto Campo de Marte, em São Paulo, e colocou jornalistas e convidados para darem uma volta rápida a bordo do carro, guiado por pilotos, para mostrar alguns dispositivos de segurança.

O Golf VII marcou a estreia da plataforma multiproposta MQB. Segundo a montadora, o modelo foi completamente reprojetado em várias áreas: carroceria, interior, motores, recursos de infotainment e sistemas de assistência ao motorista. O hatch chega a ser até 100 kg mais leve (dependendo da configuração) que o seu predecessor.
Tanto a versão Highline quanto o Golf GTI têm motor turbo com injeção direta, que permite uso mais otimizado do combustível, auxiliando na economia e reduzindo emissões de poluentes. O bloco de 1.4 litro da Highline rende 140 cavalos, enquanto o 2.0 do GTI vai a 220 cv entre 4.500 e 6.200 rpm.

Outra disparidade com o modelo anterior– e também perante os concorrentes – é farta a lista de equipamentos.
O Golf foi lançado em 1974 (veja ao lado todas as gerações do modelo). Até hoje, segundo a Volkswagen, incluindo seus derivados como o Cabriolet e a Variant (que não são vendidos no Brasil), ele acumula mais de 30 milhões de unidades vendidas no mundo.

Criado 2 anos depois, em 1976, o GTI responde por 2 milhões de unidades emplacadas. O planejamento inicial era fabricar apenas 5 mil unidades, lembra a montadora.
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