Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de julho de 2024

Notícias | Política BR

Avaliação do governo e popularidade de Dilma melhoram em setembro

A avaliação do governo e a popularidade da presidente Dilma Rousseff melhoraram em setembro, mostrou pesquisa CNI/Ibope divulgada nesta sexta-feira, uma vez diluído o impacto das manifestações populares que atingiram todo o país em junho.

"No momento das manifestações, você tem uma coisa psicológica muito forte; a população está toda reclamando", disse a jornalistas o gerente-executivo de Pesquisa da Confederação Nacional da Indústria, Renato da Fonseca. "Então é natural que você comece a ter uma recuperação."

Segundo o levantamento realizado pelo Ibope sob encomenda da CNI, a avaliação ótima/boa do governo subiu para 37 por cento em setembro, ante 31 por cento em julho. Por outro lado, a avaliação ruim ou péssima caiu para 22 por cento, contra 31 por cento.

"Se você está no meio de uma pesquisa, no meio de uma comoção pessoal... você induz um maior número de pessoas a concordarem que a situação está ruim. A partir do momento que as coisas começam a esfriar, as pessoas começam a pensar um pouco melhor, você começa a ter uma recuperação", avaliou Fonseca.

Para ele, essa melhora também pode ter sido alimentada pelas medidas tomadas pelo governo e pelas denúncias de espionagem dos Estados Unidos.

Fonseca citou como exemplo de medidas o programa federal Mais Médicos --lançado na intenção de levar esses profissionais a municípios sem assistência em resposta às manifestações, que derrubaram a avaliação do governo e da presidente.
ESPIONAGEM

As reações do governo com relação às denúncias de que agência de inteligência norte-americana teria espionado dados de comunicações de empresas, cidadãos brasileiros e até mesmo de Dilma, também podem ter influenciado na recuperação registrada pela sondagem, argumentou o gerente-executivo.

"O governo teve uma boa reação (à suspeita de espionagem); isso pode ter ajudado", comentou Fonseca.
As avaliações melhores do governo e de Dilma ainda não chegaram ao patamar pré-manifestações. Na pesquisa de junho, 55 por cento dos entrevistados avaliavam o governo como ótimo/bom, enquanto 71 por cento aprovavam a maneira de governar da presidente.

Agora, o percentual dos que aprovam a maneira da presidente está em 54 por cento, em comparação aos 45 por cento de julho. E os que desaprovam são 40 por cento, ante 49 por cento na sondagem anterior.
Ainda de acordo com o levantamento divulgado nesta sexta, a confiança em Dilma subiu para 52 por cento neste mês, ante 45 por cento.

Sobre o governo, 39 por cento avaliaram como regular, ante 37 por cento em julho.䈀
As avaliações setoriais do governo, que não tinham sido feitas na pesquisa de julho, mostraram piora na comparação com junho.

O combate à inflação foi desaprovado por 68 por cento dos entrevistados em setembro, ante 57 por cento.
A pesquisa foi realizada entre os dias 14 e 17 deste mês, junto a 2.002 pessoas em 142 municípios. A margem de erro é de 2 pontos percentuais.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet