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Terça-feira, 07 de maio de 2024

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EUA deixarão de ajudar GM se reestruturação não ocorrer até 10 de julho

O governo americano não irá continuar a ajudar com dinheiro a montadora americana GM (General Motors) se a empresa não conseguir a aprovação do plano para vender seus ativos até o dia 10 deste mês, disse nesta quarta-feira o representante do Departamento do Tesouro Harry Wilson, um dos membros do governo responsáveis pelo acompanhamento do processo de venda.


"Não temos nenhuma intenção de continuar a financiar essa empresa de a ordem de venda não for apresentada até o dia 10", afirmou, ao ser questionado pelo advogado de um grupo de detentores de títulos da GM que se opõem à venda.

No último dia 19, citando fontes da GM, o diário britânico "Financial Times" informou que a empresa espera sair da concordata a partir de meados de julho, antes do previsto inicialmente --no dia 1º de junho, a GM recorreu ao Tribunal de Falências de Nova York, para pedir proteção sob o "Capítulo 11" da Lei de Falências americana --o equivalente à concordata (ou recuperação judicial, no Brasil).

Como parte do acordo de reestruturação, o governo americano ficará com 60% de participação na nova empresa, em troca dos bilhões de dólares já empregados na empresa --o tribunal autorizou a GM no último dia 25 a utilizar os US$ 33,3 bilhões emprestados pelo governo para manter a companhia funcionando enquanto permanece em concordata.

O governo canadense, que também já fez empréstimos à GM, receberá em troca 12,5% de participação acionária na empresa que surgirá após a concordata. O sindicato UAW (United Auto Workers) terá 17,5% dos títulos.

O executivo-chefe da GM, Fritz Henderson, disse ontem, primeiro dia da audiência, que, se o plano de venda de ativos da empresa não for aprovado até o dia 10 deste mês, o esforço pela reestruturação da montadora pode fracassar.

Os grupos que se opõem à venda dos ativos da empresa para a formação de uma nova GM (com a qual ficariam os ativos mais saudáveis) alegam que suas demandas contra a montadora ficariam com a "velha GM", da qual dificilmente obteriam as compensações exigidas.
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