Olhar Direto

Sábado, 04 de maio de 2024

Notícias | Carros & Motos

Veja avaliação de 4 sistemas de conectividade para carros no Brasil

Desenvolver sistemas que coloquem todas as funcionalidades de um smartphone dentro de um carro — e, importante, sem distrair o motorista — é um investimento tão alto para as montadoras quanto reduzir emissões e consumo de combustível. A evolução da chamada conectividade nos carros é acelerada e vai atrás do avanço de empresas como Apple, Google, Microsoft, entre outras. A tendência, segundo montadoras e especialistas, é oferecer um ambiente conectado do carro de entrada ao topo de linha.


Para saber o que é oferecido atualmente na maioria dos carros, o G1 avaliou sistemas das 4 marcas que mais vendem no Brasil: Volkswagen, Chevrolet, Fiat e Ford. Todos se conectam com smartphones e tablets e reproduzem arquivos de música e vídeo (neste último caso, só quando o carro está parado). Fora isso, possuem entradas USB, auxiliar, RCA (para áudio/vídeo) e Bluetooth.

Para quem já está acostumado com tecnologia não há segredos — a conexão é automática. Quem não tem o hábito encontrará dados importantes no manual do carro ou do celular, como o código que o veículo envia ao aparelho (ou vice-versa) na primeira vez que se usa o Bluetooth. Veja abaixo vantagens e desvantagens de cada sistema, em ordem alfabética.

Onde está: Punto (opcional no Essence, Sporting e Blackmotion; de série no T-Jet), Linea (como opcional), 500 (opcional) e Bravo (opcional do Essence e de série nos demais)
Ponto forte: comando de voz e controles no volante
Ponto fraco: navegador e Fiatx Social Drive

Veja detalhes:

Telefonia
O comando de voz é o destaque do sistema Blue & Me, fruto da parceria da Fiat com a Microsoft. Conectado ao Bluetooth, é possível ligar para qualquer contato da agenda do celular por dois tipos de comando "chamar + nome memorizado" e "compor número + telefone desejado número por número".

É um sistema muito prático e tem reconhecimento vocal avançado. Ele lê ainda as mensagens SMS recebidas em voz alta, utilizando-se do sistema de áudio do veículo. Embora evite que a pessoa leia a mensagem no celular, ainda sim tira a concentração do motorista. Por outro lado, ele permite por comando de voz ou pelos botões no volante fazer uma ligação para a pessoa que mandou a mensagem.

Entretenimento
O comando de voz também possibilita colocar para tocar músicas em MP3, conectadas através do CD Player no painel de instrumentos ou pela porta USB instalada no porta-luvas do veículo. No caso do Punto, o sistema oferece ainda a plataforma Fiat Social Drive, desenvolvida para manter o usuário informado sobre o que acontece na internet enquanto ele dirige.

O dispositivo permite conectar o carro a redes sociais e lê todas as atualizações de amigos selecionados. Também é possível receber notícias. Basta criar uma conta na plataforma, pelo computador ou celular, conectar-se às redes sociais e escolher o que deseja receber.

No entanto, é o tipo da função que cansa o ouvido de quem está dentro do veículo. É o caso de ouvir uma vez e querer desligar no dia seguinte.

Navegação
O navegador da Fiat é um sistema à parte que agrega todas as funções do Blue & Me. Ele é oferecido apenas no Bravo, Punto e Linea. Os mapas aparecem no quadro de instrumentos do veículo. Apesar de ser um sistema intuitivo, o mapa vem carregado no pen drive fornecido junto com o kit bordo e, ao ser conectado na porta USB, recebe comando vocal.

No menu navegação é possível selecionar o destino desejado inserindo, através das teclas no volante, as letras iniciais do endereço, que pode ser completado com comandos de voz. Para quem tem um smartphone com aplicativos como Waze e Google Maps, este tipo de GPS fica ultrapassado.

O Bravo oferece o Radio NAV (foto ao lado) como opcional nas versões Absolute e T-Jet, as mais caras. A tela de 6,5 polegadas, colorida, no centro do painel, une as funções de GPS, rádio, CD e MP3 e é opcional no Linea Dualogic e no Punto T-Jet.

Controle de funções
Por comando de voz é possível selecionar música e fazer ligações. Além do controle por comando de voz, este sistema oferece botões no volante. O recurso é intuitivamente o primeiro que o condutor usa, especialmente para necessidades simples como aumentar e diminuir o volume ou retornar a ligação de uma mensagem recebida por SMS.

O Punto e o 500 possuem ainda um programa gratuito chamado de eco:Drive, que ajuda o motorista a alcançar a melhor eficiência energética. O sistema analisa rotas, avalia detalhes do desempenho, calcula taxa de emissão de CO2 e o consumo de combustível, convertendo as informações em gráficos simples. O sistema só funciona através do Blue&Me. Como é gratuito, mesmo que o motorista esqueça que tem esse dispositivo no carro vale a pena ter. Saber o consumo do seu modo de condução é funcional.

Onde está: estreia no Brasil no Novo Golf.
Ponto forte: tecnologia modular sensível ao toque (funciona como o iPhone) e controle das condições do carro, como necessidade de manutenção e faróis, vidros, ar-condicionado, etc.

Ponto fraco: por enquanto, está diponível apenas no Golf (atende a plataforma MQB) e a versão de entrada deste sistema não tem nem sistema de navegação e nem comando de voz. Os outros carros da linha têm oferta de sistema de conectividade mais simples, mas com funções de rádio e telefone.

Veja mais detalhes:

Telefonia
Como diferencial, este sistema, o mais moderno da Volkswagen, traz a possibilidade de conectar dois celulares por Bluetooth. Enquanto com um é possível ter acesso a toda a lista de contatos, pareando o outro há a possibilidade de acessar, independentemente, arquivos de música, por exemplo. No caso da telefonia, é possível fazer a ligação por comando de voz (potuguês do Brasil) ou pelo volante, sem tirar a atenção do motorista da via. Quando conectado, as chamadas são transferidas automaticamente para o sistema do carro e, ainda, é possível armazenar na memória do veículo 6 contatos preferenciais.

Entretenimento
A tela da versão de entrada deste sistema é de 5,8 polegadas, mas, nas configurações mais completas, é de 8 polegadas. Todas são coloridas e sensíveis ao toque. O sistema traz rádio AM/FM, alto-falantes dianteiros e traseiros, leitor de DVD (com o carro em movimento, apenas o áudio do DVD funciona, por segurança), comando de voz, Bluetooth e memória interna de 60 GB (compatível com MP3). Além disso, o sistema de som oferece entradas SD-Card e interface para iPod / iPhone.

A tela tem ainda sensor de aproximação. Assim que o motorista ou o passageiro da frente movimentam a mão próximo a ela, o sistema automaticamente passa do modo display para o de entrada, mostrado o menu. É possível mudar os comandos tocando a tela, pelo volante, por comando de voz ou analogicamente, pelos botões no console central.

Controle de funções
Além do celular e das músicas, todo o carro pode ser monitorado pelo sistema de conectividade. Ar-condicionado, acionamento dos faróis, limpadores dos vidros, luzes de auxílio de curva, sensores de chuva, sistemas de auxílio de estacionamento, monitoramento panorâmico do veículo, tempo para manutenção, problemas mecânicos ou elétricos, consumo de combustível, modo de condução (esportiva, individual, normal ou econômica) e pressão dos pneus são algumas das funções que podem ser controladas ou personalizadas pelo sistema.

Navegação
O sistema de navegação é em 3D e a atualização dos mapas pode ser feita pelo site da Volkswagen, gratuitamente, pelos 3 anos da garantia do Golf.

É possível gravar um local específico na memória do sistema e os comandos podem ser feitos por voz. Como no Brasil não há ainda cobertura 4G, o Google Maps disponível não funciona, o que torna este GPS "convencional".
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet