Olhar Direto

Sábado, 04 de maio de 2024

Notícias | Carros & Motos

Europa 'respira' com resultados de vendas de carros em setembro

Foto: Srdjan Zivulovic/Reuters

Europa 'respira' com resultados de vendas de carros em setembro
As vendas de carros na Europa cresceram 5,5% em setembro, na comparação com o mesmo período de 2012. O mês passado foi apenas o segundo, em 2 anos, em que os emplacamentos fecharam em alta no continente que enfrenta crise econômica.


Porém, o resultado de 1,19 milhão de veículos vendidos traz apenas um "respiro" para as montadoras: a base de comparação é muito fraca. Setembro de 2012 foi um dos piores meses para vendas de carros desde 2003, quando a associação das montadoras começou a tabular os dados.

Alguns fatos também contribuíram para que o mês passado fosse mais forte do que há 1 ano, entre eles 1 dia útil a mais e um programa de incentivo do governo espanhol para compra de carros novos, que resultou em aumento de 28,5% nas vendas naquele país.

Reportagem do site do "The New York Times" lembra que, em 2009, em meio à crise econômica mundial, muitos países europeus adotaram medidas como essa; porém, após o fim dos programas de incentivo, as vendas caíram aos piores níveis em 20 anos.

Em setembro, os emplacamentos subiram em 18 países e caíram em 8, entre eles Alemanha e Itália, segundo a associação das montadoras.

Ford e General Motors, que já perderam bilhões na Europa nos últimos anos, estão entre as fabricantes que conseguiram vender mais carros em setembro do que há 1 ano: tiveram 5% e 5,4% de alta, respectivamente.
A Volkswagen também teve aumento de 5,4% nos emplacamentos, puxada pelas marcas Seat, que produz carros na Espanha, e Skoda.

A Renault registrou aumento de 22,2%. A PSA Peugeot Citroën amargou queda de 2,9%. A Fiat também teve baixa, de 3,4%.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet