Olhar Direto

Sábado, 04 de maio de 2024

Notícias | Carros & Motos

Fiat não deverá cumprir meta inicial de venda no Brasil, diz agência

A Fiat poderá deixar de cumprir sua meta inicial de vendas no Brasil para este ano e para 2014, afirma reportagem publicada pela Reuters na última quarta-feira (23). Isso aumenta a chance de que a montadora italiana emita um alerta sobre o lucro de 2013, já previsto por alguns analistas, de acordo com a agência.


A Reuters afirma que, por meio de um documento da montadora ao qual teve acesso, a Fiat baixou a expectativa de vendas de carros neste ano no Brasil e na Argentina em 5%, passando de 1 milhão para 950 mil unidades. "As vendas no Brasil também devem ficar abaixo da meta em 2014, segundo uma fonte com conhecimento das projeções da Fiat, uma vez que o mercado está crescendo mais lentamente do que o esperado pela montadora", diz a reportagem.

No entanto, a agência reforça que os orçamentos da Fiat para 2014 e para depois não foram finalizados. O G1 entrou em contato com a montadora, que optou por não comentar o assunto.
Peso do Brasil

A América Latina é cada vez mais importante para a Fiat, uma vez que as vendas da montadora na Europa recuaram mais do que a queda do mercado europeu, em meio a uma crise que já dura seis anos. Em setembro, quando os emplacamentos de carros no continente europeu tiveram rara alta, a Fiat foi uma das marcas que registraram baixa.

A montadora vende no Brasil e Argentina praticamente o mesmo do que o volume que na Europa, incluindo Rússia e Turquia, onde espera licenciar cerca de 1,1 milhão de carros este ano, segundo a Reuters.

A reportagem diz que a receita do Brasil, quarto maior mercado de veículos do mundo e onde a Fiat tem liderança há 12 anos consecutivos, corresponde a cerca de um quarto do lucro operacional da empresa, o que tem compensado perdas na Europa.
Reação lenta do mercado

Mas a desvalorização do real, competição mais ferrenha e desaceleração do mercado brasileiro são fatores que estão colocando as metas de lucro da Fiat em risco, dizem analistas ouvidos pela agência.

No último dia 30, o presidente da montadora, Cledorvino Belini, afirmou que o mercado brasileiro demora mais que o esperado para reagir. "A realidade é que a média diária (dos emplacamentos de carros) tem se mantido nos últimos meses. Nós esperávamos que já houvesse algum crescimento", disse em reportagem do "Valor Online".

Alguns analistas já estão esperando que a Fiat corte suas metas globais para 2013 quando divulgar resultados no próximo dia 30. A Fiat previu, em 30 de julho passado, um lucro operacional entre 4 bilhões e 4,5 bilhões de euros para este ano, sob receita de 88 bilhões a 92 bilhões de euros. O lucro líquido estimado na ocasião foi de entre 1,2 bilhão e 1,5 bilhão de euros.

"Não esperamos que a Fiat alcance sua meta para todo o ano de 2013 de uma contribuição de 1 bilhão de euros em lucro operacional da América Latina", disse o banco alemão Commerzbank em relatório nesta terça, acrescentando que as metas gerais de resultado da montadora também estão sob dúvida, informa a Reuters.

Analistas agora esperam que o lucro operacional do grupo fique em 3,82 bilhões de euros em 2013.
No Brasil, o ano tem sido de poucos lançamentos para a montadora, que acaba de apresentar ao mercado a picape Strada, líder no segmento, reestilizada, com terceira porta para a versão com cabine dupla. A Fiat deverá lançar novos carros apenas após a conclusão da segunda fábrica, que está sendo construída em Pernambuco e deverá ficar pronta em 2015.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet