Olhar Direto

Quarta-feira, 17 de julho de 2024

Notícias | Educação

'Enunciados eram difíceis de entender', diz candidata após Enem

Uma das primeiras a sair do primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na Universidade Uninove, na Zona Oeste de São Paulo, Amanda Souza, de 19 anos, disse que a prova foi tranquila e deixou a sala logo após a abertura dos portões. "Sou muito ansiosa, não consigo ficar na sala. Caíram muitas questões de física. Estou mais ou menos otimista", disse a operadora de telemarkting que pretende entrar em um curso de publicidade. "Tinha mais textos do que gráficos. Os enunciados eram longos, mas difíceis de entender", observou.


O G1 terá um programa ao vivo na noite deste sábado com professores comentando a prova; terá ainda resolução das questões

Glauber Figueiredo Lopes, de 20 anos, também deixou a sala rapidamente. "Caiu muita coisa que eu não sabia, algumas tive que chutar, caiu muita física. Matemática e física são as matérias mais difíceis pra mim, mas estou otimista", afirmou o estudante que pretende fazer um curso técnico de manutenção de aeronaves.

A psicopedagoga Helena Cláudia Nunes, de 67 anos, acredita ter conseguido um bom desempenho na prova, mas reprova a aplicação da avaliação. "Esse Enem é uma droga. Isso é um absurdo para quem quer entrar na faculdade. Eu fui ótima. Já fiz cinco cursos e vou fazer mais um. "Até morrer eu vou estudar para ser presidenta", disse a psicopedagoga.
Giovanna Rocha, de 18 anos, considerou a prova cansativa e muito repetitiva. "Bateram muito em química orgânica. Não acho que estava muito complicado mas vamos ver o resultado", disse. Ela deixou a sala logo depois das 15h. "Fico angustiada dentro da sala, está muito quente".
Giselle Alves Guerreiro, de 18 anos, considerou a prova um pouco difícil. “Alguns professores já tinham revisado o conteúdo. Não é muito difícil, mas cai bastante interpretação de texto”, afirmou a estudante do 3º ano, que pretende estudar pedagogia.
O cabelo dela chamou atenção de outros alunos. Enquanto deixava a Uninove foi abordada por uma aluna que queria saber qual tonalidade de vermelho ela utilizava. Amante de rock and roll, ela disse ter sido influenciada por ídolos da música no momento de escolher a cor do cabelo. “Eu gostei do cabelo da Harley, do Paramore. A cor chama atenção mesmo. O pessoal fala que é cabelo de boneca. Um dia no Hopi Hari arrancaram um pouquinho do meu cabelo para ver se não era peruca”. Os pais se incomodaram no começo. “O meu pai, agora, já acostumou”, contou.

O que caiu na prova
Neste sábado (26) os candidatos fizeram as provas de ciências humanas e de ciências da natureza. Entre as questões que caíram na prova estavam perguntas que abordavam globalização, a demarcação de terras indígenas, o governo de Juscelino Kubitschek, circuitos elétricos, química orgânica e a transmissão da rubéola. Entre os elementos de cultura pop que apareceram nas questões estava a canção "Disneylândia", do grupo Titãs, escrita por Arnaldo Antunes.
Neste domingo (27) haverá as provas de linguagens e códigos, que engloba português e língua estrangeira (inglês ou espanhol) e de matemática, além da redação.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet