Olhar Direto

Quarta-feira, 17 de julho de 2024

Notícias | Educação

Futuro da língua portuguesa debatido em Lisboa

A novidade da II Conferência Internacional sobre o Futuro da Língua Portuguesa no Sistema Mundial é a aposta no português como língua de ciência e de inovação, referiu à Lusa a presidente do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, Ana Paula Laborinho, adiantando que serão apresentadas propostas concretas para valorizar o português como língua de investigação.


Diversidade linguística, ensino e formação e internacionalização e indústrias culturais são os outros três grandes temas dos painéis de discussão, estando ainda previstas dezenas de comunicações livres.

A sessão de abertura da conferência contará com o ministro dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete, e o secretário executivo da CPLP, Murade Murargy. Centenas de especialistas, representantes políticos e da sociedade civil dos oito Estados-membros lusófonos vão debater o tópico durante os dois dias.

Três anos e meio depois da primeira conferência, que resultou na adoção do Plano de Ação de Brasília para a Promoção, a Difusão e a Projeção da Língua Portuguesa, os participantes vão fazer o balanço do que foi feito desde então.

Na quinta-feira, representantes dos Estados-membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) vão ter reuniões de trabalho para finalizar a redação do Plano de Ação de Lisboa, que "servirá para nortear as políticas de língua dos oito países nos três próximos anos", lê-se no programa oficial.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet