Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de julho de 2024

Notícias | Política BR

Cardozo diz que oposição quer desviar o 'foco' no caso do metrô

Envolvido em uma polêmica com políticos da oposição, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, afirmou nesta quinta-feira (28) que os partidos oposicionistas querem desviar o foco ao tentar transformá-lo em "réu". PSDB e PPS criticaram o ministro nesta semana por ele ter recebido e repassado à Policia Federal (PF) – e não à Procuradoria-Geral da República (PGR) – um dossiê sobre a suposta prática de cartel em licitações dos trens e do metrô de São Paulo e do Distrito Federal.


Segundo Cardozo, o Ministério da Justiça não vai se "intimidar" em relação a acusações da cúpula do PSDB de que o governo estaria usando a máquina pública para perseguir adversários políticos.

"Querem criar uma situação contra quem cumpre a lei para tirar o foco de uma investigação séria. E se alguém pensa que vai intimidar o Ministério da Justiça, a Polícia Federal, vamos continuar cumprindo, como eu cumpro, a lei que determina investigação criteriosa, imparcial", disse o titular da Justiça ao final da cerimônia de entrega do prêmio Innovare, na sede do Supremo Tribunal Federal (STF).

Nesta quarta (27), o líder do PSDB na Câmara, deputado Carlos Sampaio(SP), protocolou na PGR e na Comissão de Ética Pública da Presidência da República pedidos de investigação da conduta de Cardozo no episódio do dossiê do escândalos do metrô paulista. O parlamentar tucano acusa o ministro de ter cometido improbidade administrativa ao entregar o documento à PF e não ao Ministério Público.

O Ministério da Justiça informou na última sexta-feira (22) ter encaminhado à Polícia Federal denúncias recebidas do deputado estadual licenciado Simão Pedro (PT), atual secretário de Serviços da prefeitura de São Paulo, sobre o suposto pagamento de propina em licitações para a compra de equipamentos para o metrô paulista durante os governos Mário Covas, Geraldo Alckmin e José Serra.

'Lamentável'
José Eduardo Cardozo classificou de "lamentável" a acusação apresentada contra ele pelo PSDB.
"Acho lamentável que queiram transformar quem cumpre a lei em réu apenas pelo fato de que existe uma investigação. A maior parte dos países em que houve esse escândalo já investigou, já puniu pessoas envolvidas. O Brasil ainda caminha lentamente. Pedi à Polícia Federal que apurasse, recebi uma denuncia e pedi que avaliasse, nada mais do que isso. Há pessoas que parece que não querem investigar, que querem descontar as coisas."

Prêmio Innovare
Em discurso durante a premiação dos vencedores do Innovare, iniciativa que destaca boas práticas no Judiciário, José Eduardo Cardozo falou sobre os 25 anos da Constituição e disse que os agentes públicos devem cumprir seu dever em relação à aplicação das leis.

"Ser defensor do Estado de Direito significa lutar para que as leis sejam cumpridas de maneira impessoal, para que os agentes públicos cumpram seu dever em relação à execução e aplicação das leis. Nem sempre isso é fácil. O fato de princípios estarem colocados na Constituição nem sempre faz com que todos entendam, compreendam e percebam a dimensão maior que está por trás dessas realidades", disse o ministro.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet