Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de julho de 2024

Notícias | Política BR

Judiciário faz semana de conciliação para tentar reduzir estoque de ações

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Joaquim Barbosa, abriu nesta segunda-feira (2) a 8ª edição da Semana Nacional de Conciliação. O objetivo é possibilitar acordo entre as partes de processos e reduzir o estoque de 92,2 milhões de ações em todo o país.

A estimativa do CNJ é de que 300 mil audiências de conciliação sejam realizadas. Segundo dados do conselho, 1,9 milhão de audiências foram realizadas nas últimas sete edições e que geraram 916 mil acordos.

Em todas as unidades da federação, tribunais realizarão a semana da conciliação. Todos os envolvidos em processos podem tentar um acordo com a outra parte. Quem tiver interesse, deve procurar o núcleo de conciliação de seu estado e município.
Ao abrir a semana nacional durante sessão do CNJ, Joaquim Barbosa afirmou que a conciliação ajuda a melhorar a prestação do serviço à sociedade.
"Os 92 milhões de processos que tramitaram no Poder Judiciário em 2012, segundo dados do Justiça em Números, são demonstrações suficientes de que devem ser empreendidos todos os esforços possíveis para sua solução. E a conciliação é um desses vetores", completou o ministro.
A conciliação é uma forma de resolver processo judicial de forma rápida. A parte não precisa estar acompanhada de advogado e, caso não aceite a proposta, pode deixar a ação seguir.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet