Olhar Direto

Domingo, 19 de maio de 2024

Notícias | Mundo

Conselho de Segurança da ONU faz reunião de urgência sobre mísseis norte-coreanos

O Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas) anunciou que se reunirá nesta segunda-feira, com caráter de urgência, para discutir o lançamento de sete mísseis no sábado passado (4) pela Coreia do Norte, uma medida que foi vista pela comunidade internacional como uma provocação.


Os 15 membros do Conselho se reunirão às 17h (no horário de Brasília) a portas fechadas, após serem convocados pelo presidente rotativo do órgão, o embaixador de Uganda, Ruhakana Rugunda.

A reunião será realizada a pedido do Japão, informou Arthur Kafeero, porta-voz de Rugunda.

A Coreia do Norte lançou sete mísseis balísticos do tipo Scud no sábado passado (4), incluindo três mísseis Scud-ER, com um alcance de mil quilômetros e que podem chegar ao Japão, informou nesta segunda-feira o jornal sul-coreano "Chosun Ilbo".

Segundo uma fonte do governo de Seul citada pelo jornal, a Coreia do Norte realizou o lançamento de dois mísseis do tipo Scud de 500 quilômetros de alcance, dois Rodong de 1,3 mil quilômetros e três novos mísseis Scud-ER de mil quilômetros, não testados anteriormente. O novo Scud-ER representa uma ameaça para o Japão, por ser uma versão melhorada em alcance e pontaria de um míssil convencional Scud, segundo o jornal sul-coreano.

Os testes deste sábado foram realizados a partir da base militar de Gitdaeryong, situada no sudeste da Coreia do Norte. Eles ocorreram após o país ter lançado outros quatro mísseis na quinta-feira (2) e pouco mais de um mês desde o lançamento de diversos mísseis e um teste nuclear realizados por Pyongyang no fim de maio.

Para a comunidade internacional, este foi um novo desafio e uma demonstração do poderio militar do regime comunista. O vice-presidente americano, Joseph Biden, afirmou que o regime comunista está apenas tentando "chamar a atenção".

As potências ocidentais esperam que o Conselho de Segurança produza um comunicado condenando os lançamentos, afirmou um diplomata, sob condição de anonimato.

No mês passado, o Conselho, composto por 15 países, aprovou uma resolução na qual expandiu as sanções da ONU contra o regime comunista em resposta ao teste nuclear de maio, o segundo desde 2006.

Um comitê de sanções da ONU considera incluir mais empresas e indivíduos norte-coreanos na lista negra da organização por apoio ao programa nuclear e de lançamento de mísseis do país.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet