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Segunda-feira, 22 de julho de 2024

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Viracopos tem ano de crescimento, mortes em obra e espera por terminal

O ano no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), foi de mudanças e o primeiro sob a administração da iniciativa privada, que assumiu as operações em novembro de 2012. Se de um lado o atual terminal aéreo bateu recordes de movimentação e recebeu melhorias antes de ser "aposentado", de outro uma estrutura completamente nova para receber os passageiros a partir do ano que vem tornou-se visível e chegou a 74% de conclusão. Mas, na área de ampliação, dois operários morreram e outros ficaram feridos em três graves acidentes de trabalho que expuseram falhas na segurança dos funcionários.


Obras
O ano de 2013 para Viracopos foi também de espera pelo novo terminal de passageiros. Em maio deste ano, a um ano do prazo estipulado para a entrega da estrutura, as obras atingiram 23% de conclusão. Com o avanço do trabalho de fundação, e outros dos que demandam mais tempo segundo o consórcio responsável pela construção, o trabalho passou a evoluir com mais agilidade e chegou a 74% no fim de novembro, com aproximadamente sete mil operários em atividade.

Acidentes
Se a estrutura do novo terminal evoluiu, dois graves acidentes nas obras expuseram falhas na segurança dos trabalhadores. As ocorrências foram um período de 40 dias em março e abril. Em um deles, um operário morreu soterrado e outro se feriu e, no segundo, 14 trabalhadores se feriram ao despencarem de uma estrutura de madeira que quebrou. No mês de outubro, em uma área de apoio à ampliação, um funcionário de 19 anos faleceu ao cair de uma plataforma elevatória enquanto trocava uma lâmpada, e outro teve ferimentos. Após os acidentes, as equipes fizeram paralisações para cobrar melhores condições de trabalho do consórcio responsável pela construção.
Maior cargueiro
Em junho, Viracopos foi o primeiro aeroporto do Brasil a receber um Boeing 747-8F, um dos maiores cargueiros em operação no mundo. Para que o pouso fosse realizado, foram necessárias adequações na pista, na sinalização, nos equipamentos de navegação aérea, além do aumento da capacidade do reservatório de água para 32,3 mil litros. A aeronave tem 76,3 metros de comprimento, 19,4 metros de altura e transporta 135 toneladas. Com a chegada bem-sucedida, o terminal aéreo de Campinas recebeu uma autorização definitiva da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para receber o modelo regularmente.

Novos equipamentos e free shop
Após o incidente que deixou o aeroporto parado durante 45h em 2012, Viracopos adquiriu um recovery kit, equipamento capaz de deslocar aeronaves quebradas da pista. Um "supercaminhão" de combate à incêndio foi comprado pela concessionária. O jato do canhão d'água atinge 110 metros de distância e o veículo tem velocidade média de 115 km/h. Em 2013, após dez anos, o terminal aéreo também voltou a ter um free shop - loja que vende produtos com isenção fiscal - e, na nova estrutura a ser inaugurada em 2013, serão três lojas francas disponíveis para os passageiros.

Véspera de Natal
A poucos dias de encerrar o ano, Viracopos voltou a ser notícia. No dia 21 de dezembro, passageiros do voo 3640 da TAM com destino a Brasília tiveram de esperar 15 horas para o embarque, devido a um problema técnico com a aeronave. O incidente gerou tumulto, como mostra um vídeo gravado por um dos passageiros.
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