Olhar Direto

Quarta-feira, 17 de julho de 2024

Notícias | Educação

Ensino Superior

Sisu 2014 abre inscrições para 8 mil vagas em universidades públicas de Mato Grosso

Foto: Ilustração

Sisu 2014 abre inscrições para 8 mil vagas em universidades públicas de Mato Grosso
As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação (MEC) foram abertas na madrugada desta segunda-feira. O processo é feito pelo portal do Sisu e ficará disponível até às 23 horas e 59 minutos da próxima sexta-feira (10).


O sistema utiliza a nota obtida pelos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2013 para selecionar candidatos para 115 instituições públicas de ensino superior, entre elas 59 universidades federais.

Os mais de 5 milhões de candidatos que fizeram o Enem)de 2013 poderão concorrer a uma das vagas em cursos superiores oferecidas por universidades federais, estaduais e institutos federais.

Leia mais
Depois de dois meses de espera MEC divulga resultado do Enem 2013; confira link para acessar sua nota

Em Mato Grosso são oferecidas 8.057 vagas para o IFMT - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso; UNEMAT - Universidade do Estado de Mato Grosso; e UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso.

Em todo o país ão ofertados 4.732 cursos de 115 instituições de ensino superior. As notas de corte de cada curso serão atualizadas diariamente e o estudante pode mudar sua opção até o último momento do prazo de inscrição. Segundo o MEC, o número oficial de vagas disponíveis é 171.401.

Como participar

Ao acessar o sistema, os estudantes poderão checar todas as vagas disponíveis para a seleção. Porém, cada estudante só poderá se inscrever em duas opções. No ato da inscrição, será preciso escolher, em ordem de preferência das vagas, a instituição, o local de oferta, o curso e o turno em que ele é ministrado.

Na hora de fazer as duas opções, o candidato deve escolher uma das três modalidades de concorrência: pelo sistema de cotas que segue a lei federal, pelo sistema de ação afirmativa determinado pela instituição de ensino que oferece a vaga, e a ampla concorrência.

Cotas

Pela lei federal de cotas, em 2014 pelo menos 25% das vagas de cursos em instituições públicas de ensino superior devem ser destinadas a alunos vindos de escolas públicas. Dentro desse grupo, metade das vagas será reservada a estudantes com renda familiar de até 1,5 salário mínimo.

Outra parte será ocupada por alunos negros, pardos e indígenas, em divisão feita proporcionalmente à porcentagem de negros, pardos e índios na população do estado da instituição, segundo o mais recente Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Lista de chamadas

A primeira chamada do processo seletivo será anunciada no dia 13 de janeiro, e os selecionados deverão efetuar a matrícula nos dias 17, 20 e 21. No dia 27, será divulgada a segunda chamada.

Quem ficar de fora das duas listagens poderá se inscrever na lista de espera entre os dias 27 de janeiro e 7 de fevereiro. O estudante só poderá manifestar interesse para o curso correspondente à primeira opção e não poderá participar o candidato que tenha sido convocado para o curso de primeira opção em qualquer uma das chamadas regulares.

Confira aqui o site do SISU
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet