Olhar Direto

Sábado, 18 de maio de 2024

Notícias | Mundo

Ataque de míssil atribuído aos EUA mata ao menos 14 no Paquistão

Um míssil disparado nesta terça-feira por um avião não tripulado, atribuído aos Estados Unidos, matou ao menos 14 pessoas no Paquistão. O alvo do ataque foi esconderijo insurgente em um reduto do líder do grupo islâmico radical Taleban no Paquistão, Baitullah Mehsud, vinculado à rede terrorista Al Qaeda.


"Catorze combatentes islamitas morreram e oito ficaram feridos. Entre os mortos, há quatro estrangeiros e os demais são locais", afirmou uma fonte dos serviços de segurança, citada pela Reuters, em uma referência aos combatentes árabes da Al Qaeda e seus aliados talebans paquistaneses.

O ataque destruiu um complexo na zona de Zangara, no Waziristão Sul, perto da fronteira com o Afeganistão.

Mehsud é o líder do Movimento dos Talebans do Paquistão (Tehrik-e-taliban Pakistan, TTP), responsável pela maioria dos atentados suicidas cometidos no país nos últimos dois anos, que provocaram 2.000 mortes.

Os balanços de vítimas dos ataques com mísseis americanos não podem ser confirmados por fontes independentes, já que nem mesmo as forças oficiais têm acesso às zonas tribais, reduto dos talebans.

Desde agosto de 2008, 45 disparos de mísseis deste tipo no noroeste do Paquistão mataram 440 pessoas, em sua maioria extremistas, mas também civis.

Islamabad protesta contra os ataque por considerá-los uma violação de sua soberania. Mas especialistas afirmam que o discurso é apenas retórica, já que, nos bastidores, o Paquistão cobra este tipo de apoio dos EUA no combate aos terroristas do país.

Os EUA intensificaram este tipo de ataque desde que anunciaram o reforço na Guerra do Afeganistão contra os terroristas. Já o Paquistão prepara uma grande ofensiva contra Mehsud, considerado o responsável por uma campanha de atentados a bomba no país, incluindo o que matou, em 2007, a então premiê Benazir Bhutto.

Os EUA anunciaram uma recompensa de US$ 5 milhões por qualquer informação que leve à prisão ou localização de Mehsud, enquanto o governo paquistanês oferece US$ 615 mil por ele.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet