Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de julho de 2024

Notícias | Política BR

Dilma indica desembargador do TRF-4 para vaga de ministro do STJ

A presidente Dilma Rousseff indicou o desembargador federal Néfi Cordeiro, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), para o cargo de ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ). A indicação foi na edição desta quinta-feira (13) do Diário Oficial da União (DOU).


O magistrado paranaense vai ocupar a vaga aberta com a aposentadoria do ministro Castro Meira, que deixou o tribunal em setembro de 2013.

Antes de ser confirmado no cargo, o desembargador federal terá de se submeter a uma sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. Caso a comissão aprove seu nome, o plenário também terá de aprovar sua indicação para o tribunal superior.

Natural de Curitiba, Néfi Cordeiro é bacharel pela Faculdade de Direito de Curitiba. Ele também é graduado em engenharia civil pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

O candidato a ministro do STJ ingressou no Tribunal Regional Federal da 4ª Região, que é sediado em Porto Alegre (RS), em 2002. Antes de se tornar magistrado, ele havia atuado no Ministério Público.
Disputa

Dos 33 ministros do STJ, 11 são escolhidos entre desembargadores estaduais, 11 entre desembargadores federais e os outros 11 entre integrantes do Ministério Público e da advocacia.

Néfi Cordeiro disputou a vaga para o STJ com os desembargadores Luiz Alberto Gurgel de Faria, do TRF da 5ª Região, e Ítalo Fioravanti Sabo Mendes, do TRF da 1ª Região.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet