Olhar Direto

Quarta-feira, 17 de julho de 2024

Notícias | Brasil

Ossada exumada em 2001 deve ser de militante italiano que desapareceu no Araguaia

Reportagem de Sergio Torres, publicada na edição de hoje da Folha (íntegra disponível para assinantes do jornal e do UOL), informa que há indícios de que um esqueleto exumado em 2001 no cemitério de Xambioá (TO) pertence ao guerrilheiro italiano Libero Giancarlo Castiglia, o Joca, único estrangeiro que participou da guerrilha do Araguaia nos anos 70 no Brasil. O italiano, que foi um dos primeiros a ir para o Araguaia, está desaparecido desde dezembro de 1973. Ele tinha 29 anos na época.


O esqueleto estava a 2 m de profundidade, em área vizinha ao local onde foram desenterradas as ossadas de Maria Lúcia Petit e Bergson Gurjão Farias --os os únicos guerrilheiros identificados pelo governo federal até agora. Existem ainda cerca de 60 desaparecidos.

De acordo com a reportagem, o esqueleto tinha braços para frente, como se tivessem sido amarrados e faltavam os ossos das mãos --indica uma separação do cadáver. Os antropólogos forenses recolheram uma ceroula de lã italiana sobre os ossos --roupa inusual na região do Araguaia.

A suspeita é reforçada pelas declarações do major Sebastião Curió --que participou da repressão à guerrilha do então clandestino PC do B--, de que o italiano teve as mãos decepadas.

A guerrilha

O episódio histórico conhecido como guerrilha do Araguaia aconteceu na segunda metade dos anos 60 e na primeira dos 70. Adepto da luta armada contra o regime militar, o PC do B enviou para o Araguaia cerca de 70 militantes, a maioria jovens.

Eles tinham a incumbência de iniciar um movimento, inspirado na revolução ocorrida na China nas décadas de 20, 30 e 40, que resultaria, na concepção dos dirigentes comunistas, na queda do governo militar.

Tropas do Exército, da Marinha e da Aeronáutica enviadas à floresta dizimaram os guerrilheiros. Até hoje não se sabe o paradeiro dos corpos.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet