Olhar Direto

Sexta-feira, 17 de maio de 2024

Notícias | Mundo

Brasil é "parceiro estratégico" em vários assuntos, afirmam EUA

As conversas entre o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, e o norte-americano, Barack Obama, gravitaram em temas como energia e clima, Honduras, economia global e Irã, durante a reunião do G8 (sete países industrializados mais a Rússia) nesta quinta-feira (9), na cidade de L'Aquila (Itália). De acordo com a Casa Branca, para os EUA, o Brasil é um "parceiro estratégico" no que se refere a esses assuntos.


Segundo o porta-voz da Casa Branca, Robert Gibbs, eles conduziram uma parte da conversa durante a cúpula. "Obviamente, o presidente [Obama] acredita que o Brasil pode ser um parceiro estratégico muito próximo dos Estados Unidos, dentro de uma variação de assuntos --há um número de assuntos de interesse nacional mútuo, sobre os quais o presidente acredita na cooperação mútua entre Estados Unidos e Brasil", afirmou Gibbs.

Obama e Lula concordaram em continuar a trabalhar juntos na liderança das discussões sobre mudança climática na conferência de Copenhague, no final deste ano, informou o porta-voz, por meio de um comunicado.

Segundo a agência UPI, O presidente norte-americano disse a Lula que apreciou a coordenação dos esforços entre países, a fim de que chegassem a uma solução diplomática para a crise em Honduras, desde o golpe militar que depôs o presidente Jose Manuel Zelaya.

Ambos os presidentes concordaram no "trabalho conjunto para o que for necessário para o restabelecimento da economia aos poucos, a partir de passos que podem obviamente ajudar os mercados emergentes na demanda global de exportações", afirmou Gibbs. "E houve uma discussão a respeito de regulação financeira e como [isso] será um grande tópico quando nações estiverem juntas em Pittsburgh", disse, em alusão ao encontro do G20, em outubro.

Na visão do presidente norte-americano, o relacionamento do Brasil com o Irã traz uma "oportunidade única" para repetir a mensagem do G8 sobre a responsabilidade do país do Oriente Médio perante à comunidade internacional.

"O relacionamento dá a eles [oficiais brasileiros] a habilidade de intermediar isso [a mensagem] junto ao governo iraniano", disse Gibbs.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet