Olhar Direto

Quarta-feira, 17 de julho de 2024

Notícias | Educação

Escola na China usa barras nas carteiras para prevenir miopia

Uma escola em Wuhan (na região central da China) adotou uma medida polêmica para tentar prevenir a miopia entre os alunos. As carteiras passaram a contar com uma barra laranja, que não permite que o jovem fique próximo à mesa. O mecanismo é retrátil, e ajudaria o aluno a melhorar a postura e evitar problemas relacionados à visão.


Alfredo Tranjan, diretor clínico do Tranjan Hospital de Olhos, destaca que a miopia é um problema genético, onde a pessoa possui a predisposição a desenvolve-la. Ele ainda lembra que a incidência deste desvio é comum entre os orientais.

— Quem lê muito, fica muito tempo em cima de livros, tem o foco de visão mudado para perto, e passa a ter dificuldades para enxergar de longe.

Com isso, defende o oftalmologista, a distância desde o início poderia evitar o problema, além de favorecer uma correção postural. Entretanto, a iniciativa pode ser controversa, necessitando de um olhar bem próximo.

— Eu acho interessante, mas é preciso acompanhar isso por um período de cinco a dez anos pelo menos para ver se houve melhora neste quesito da visão e da postura

Professores defendem que as barras ajudam os alunos a desenvolver bons hábitos de leitura e evitam problemas de visão. As crianças brincam pouco do lado de fora, o que reduz sua exposição ao sol e amplia os problemas, destacam os educadores.

Atualmente, cerca de 41% dos alunos do ensino primário no país precisam de óculos. Até saírem da escola, cerca de 90% terão algum problema de visão.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet