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Sexta-feira, 19 de julho de 2024

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Romário e Popó estão entre os melhores deputados nas redes sociais

Publicada neste mês, a segunda pesquisa Medialogue Político 2.0 levantou dados dos parlamentares brasileiros nas redes sociais que revelam como eles se comportam na web. As informações mostram o desempenho dos políticos no ambiente digital e incluem uma lista com os 81 deputados e senadores mais influentes no ambiente virtual; confira detalhes nas imagens a seguir.


O deputado Acelino “Popó” Freitas (PRB-BA) está entre os mais influentes na rede, segundo a pesquisa. O ex-boxeador soma 116.252 seguidores em duas das principais redes sociais do momento. Na última eleição, o deputado obteve apenas 60.338 votos, quase a metade do número de seguidores virtuais que conquistou nos últimos anos.

O PRB, partido do ex-pugilista, também foi bem avaliado na pesquisa e recebeu nota 4 de 5 no quesito influência. O PCdoB foi o único a receber a nota máxima nesse quesito.

O deputado Romário (PSB-RJ) também é um dos que fazem sucesso nas redes sociais. O polêmico ex-atleta aproveita a fama do futebol para a política e soma mais de 1,5 milhão de seguidores em suas redes. A atuação lhe rendeu uma nota 6, próximo da máxima 7 do quesito influência na pesquisa

O PSB, partido de Romário, tem 26 parlamentares e aparece na pesquisa como o que mais usa o Twitter.

Manuela D’Ávila (PCdoB-RS) está no segundo mandato como deputada federal e também colhe os bons frutos da internet. Aos 32 anos, ela é destaque entre os parlamentares e tem mais de 140 mil fãs nas redes sociais.

Nos desempenhos por partido, o de Manuela D’Ávilla foi eleito o mais influente e mais transparente. Atualmente, o PCdoB é representado por 15 parlamentares.

De acordo com a pesquisa, o PSC, de Marco Feliciano (SP), passou a usar mais o Facebook no último ano e o PV deu mais atenção aos e-mails enviados por seus eleitores. Por outro lado, o PSD, de Gilberto Kassab, está usando menos o Facebook, enquanto o PTB deu menos atenção aos e-mails dos seus eleitores e usou menos o Twitter.

O levantamento também mostra o que melhorou e o que piorou no desempenho dos parlamentares na internet nos últimos três anos.
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