Olhar Direto

Quarta-feira, 17 de julho de 2024

Notícias | Política BR

plenário da Câmara

Manifestantes estendem faixa em apoio a militares durante sessão de 50 anos do Golpe de 64

Foto: Agência Brasil

Protesto interrompeu solenidade no plenário da Câmara

Protesto interrompeu solenidade no plenário da Câmara

Manifestantes ligados aos militares provocaram um tumulto no plenário Ulysses Guimarães da Câmara Federal onde ocorre nesta terça-feira (1.4) uma sessão solene para lembrar a passagem dos 50 anos do Golpe Militar ocorrido em 31 de março de 1964. A sessão é transmitida ao vivo pela TV e Rádio Câmara.


O tumulto ocorreu no momento em que a deputada federal Luiza Erundina (PSB-SP) realizava seu pronunciamento. Ela foi interrompida quando manifestantes subiram nas galerias do plenário e estenderam uma faixa com os dizeres: "Parabéns Militares - 31 / março/ 1964. Graças a vocês o Brasil não é Cuba”.

Leia mais
Ditadura militar foi um atraso na democracia, afirma o ex-preso político e deputado Gilney Viana

Após estenderem a faixa, começaram a gritar palavras de ordem. O protesto gerou manifestações ferozes no plenário por parte de parlamentares e ativistas, que em coro começaram a chamar os manifestantes de assassinos.

A faixa em apoio aos militares é a mesma que esteve exposta desde ontem em frente aos prédios da Forças Armadas em Brasília e que teve como principal apoiador o deputado federal Jair Bolsonaro (PR-RJ).

Uma manifestante muito exaltada precisou ser retirada do plenário da Câmara. Após a situação ter ficado sob controle a deputada Erundona pôde finalizar seu discurso.  

O objetivo da solenidade foi marcar a presença da Casa no resgate histórico daquele período, por meio da reafirmação da democracia e de homenagens aos que resistiram ao autoritarismo, como lembra a deputada Luiza Erundina. "O Congresso foi diretamente afetado, atingido pelo regime de exceção. O Congresso Nacional foi fechado três vezes. A Câmara dos Deputados teve 173 parlamentares cassados. [O então deputado] Rubem Paiva ainda hoje está desaparecido e o seu destino [é desconhecido], embora haja fortes indícios de ele ter sido assassinado nos porões da ditadura. Então, isso explica a necessidade, a importância e o simbolismo dessas manifestações que estamos a promover no País inteiro durante este ano."

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet