Olhar Direto

Domingo, 21 de julho de 2024

Notícias | Brasil

Cheia do rio aumenta movimento em balneários com igarapés em Santarém

Os balneários com igarapés tem sido a escolha de muitas pessoas para o fim de semana em Santarém, oeste do Pará, devido à cheia do Rio Tapajós, que deixa as praias da região submersas. A situação afeta diretamente na economia de empresários de praias como Alter do Chão.


Para a dona de um balneário com igarapé, Maria Peixoto, período de cheia do rio tem ajudado no aumento da movimentação no local e das vendas. “Tem dias que a gente não fatura nada com chuva, mas quando dá um sol, a gente aproveita para ganhar o dinheiro da gente. Vende bastante, vende a comida, a bebida, vendas diversas”.

Enquanto o movimento aumenta nos igarapés, a circulação de turistas e a venda na vila balneária de Alter do Chão diminuem, atingindo o setor hoteleiro. “Ocupação nessa época cai muito. Até 20%, 30% de ocupação a gente fica. Já esperado, a gente já se previne para esses meses que a gente já espera que a ocupação cai muito”, relata o empresário Miguel Lobato.

A Capitania dos Portos confirmou, na terça-feira (1º), que o nível do Rio Tapajós atingiu dois centímetros acima do registrado no mesmo dia em 2009. No domingo (6), o nível do rio atingiu a marca de 7,68 m.

Se comparado ao mesmo período de 2009, em que a medição registrada foi 7,52 m, o nível do Rio Tapajós está 16 cm acima do nível registrado no ano em que foi registrada uma das maiores cheia da região.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet