Olhar Direto

Domingo, 21 de julho de 2024

Notícias | Brasil

Criança fica ferida após ser atingida por pedra lançada por chimpanzé

Pai e filha ficaram feridos após serem atingidos por uma pedra lançada por um chimpanzé no Jardim Zoológico de Belo Horizonte. A pequena Alice Alves Ferreira, de 1 ano e 9 meses, precisou levar quatro pontos na cabeça. O caso aconteceu neste domingo (20).


A mãe da garota, Lilian Cristina Alves Ferreira, de 34 anos, conta que ela e a família haviam acabado de chegar ao local quando foram surpreendidos com o incidente inusitado. “A gente estava no zoológico tinha acabado de entrar. Eu estava procurando o pessoal da minha família. A gente passou pelos chipanzés, e o meu marido ficou lá e eu continuei andando”, conta.

A secretária afirma que, em seguida, ouviu um guarda municipal alertar que o animal estava com uma pedra. Em seguida, ela diz que ouviu a filha chorar. Segundo Lilian, Alice e o pai, Luis Carlos Torres Ferreira, caíram no chão com o impacto da pedrada. Muito assustada, a criança chorou bastante, afirma a mãe. “Acertou de raspão o Luis, que ficou com o rosto todo esfolado e machucou a Alice”, relembra.

De acordo com a secretária, foi difícil encontrar atendimento para a filha. “Achei muito ruim a falta de informação e de gente para socorrer”, reclama. No zoológico, que não possui posto médico, a família foi orientada a se dirigir a uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que, de acordo com Lilian, estava muito cheia.

A Família passou por outros dois hospitais, antes que a menina fosse avaliada por um profissional e recebesse os cuidados necessários. Segundo ela, além do ferimento, o médico explicou que a primeira calota do crânio da criança trincou, “mas não foi nada grave”.

Ela critica ainda a falta de proteção no recinto dos chimpanzés. “Já que eles [profissionais do zoológico] sabem que os chimpanzés fazem isso, tinha que ter uma tela de proteção”, questiona. Segundo ela, a medida seria, inclusive, uma proteção para os próprios animais, já que evitaria que visitantes jogassem objetos dentro das jaulas. Lilian afirma que pretende registrar um boletim de ocorrência, mas diz que a família não deve mover nenhuma ação judicial.

Por meio de nota, a Fundação Zoo-Botânica (FZB) classificou o caso como “incomum” e informou que lamenta o ocorrido e que apura o fato para esclarecer o incidente. Segundo a instituição, as providências cabíveis estão sendo tomadas para que episódios como este sejam evitados. A FZB afirmou ainda que “os chimpanzés do Jardim Zoológico possuem comportamento pacífico e não costumam atacar sem se sentirem ameaçados ou quando provocados”.

Segundo a fundação, o chimpanzé Lunga foi o animal que jogou a pedra na criança e no pai dela. Ele tem 12 anos e nasceu no zoológico. Além dele, o local conta com outros dois chimpanzés: Serafim e Doroteia, pai e irmã de Lunga. Ao todo, o zoológico tem cerca de 3 mil animais, de mais de 250 espécies.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet