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Quarta-feira, 17 de julho de 2024

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preços nas alturas

Passagens aéreas ficaram 4,7% mais caras em 2013 e preço médio superou R$ 340, diz Anac

Foto: Reprodução

Metade dos assentos custou entre R$ 300 e R$ 1500

Metade dos assentos custou entre R$ 300 e R$ 1500

A tarifa média praticada pelas empresas aéreas brasileiras no segundo semestre de 2013 foi de R$ 341,56, valor 4,7% superior à tarifa média do mesmo período de 2012, em termos reais. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (2.5) pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e fazem parte da 29ª Edição do Relatório de Tarifas Aéreas Domésticas.


De acordo com os dados apresentados no Relatório, a maioria dos assentos comercializados no segundo semestre de 2013, quase 59%, foi vendida por valores inferiores a R$ 300,00, e apenas 0,5% custaram mais de R$ 1.500,00.

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O Relatório de Tarifas Aéreas Domésticas foi elaborado com base em dados de mais de 26 milhões de assentos vendidos no segundo semestre de 2013 e de mais de 52 milhões em 2013, que correspondem à totalidade das vendas efetivamente realizadas pelas companhias aéreas junto ao público adulto em geral, para mais de 7.500 linhas aéreas domésticas nos períodos analisados.

Segundo dados da agência reguladora, após 10 anos de forte redução das tarifas aéreas domésticas, com queda de aproximadamente 40% no preço médio no período, e de crescimento da oferta, da demanda e do aproveitamento das aeronaves, o setor vem passando por ajustes na estrutura de tarifas e de oferta. Ao se comparar a tarifa média doméstica do segundo semestre de 2013 com aquela apurada no mesmo período de 2002, verifica-se uma redução de 45,8%.

O segundo semestre de 2013 foi o terceiro semestre consecutivo em que o indicador de tarifa média registra variação positiva. Conforme o relatório, a valorização do Dólar em relação ao Real, observada desde o segundo semestre de 2011, e a alta histórica do preço do barril de petróleo têm impactado o transporte aéreo, por serem diretamente relacionados aos custos com combustível, arrendamento, manutenção e seguro de aeronaves. Tais custos representaram mais da metade (54%) dos custos e despesas de voo totais da indústria no segundo semestre de 2013.

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