Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de julho de 2024

Notícias | Política BR

Dilma lamenta morte de torcedor e defende delegacias nos estádios

Em sua conta no microblog Twitter, a presidente Dilma Rousseff lamentou neste domingo (4) a morte do torcedor Paulo Ricardo Gomes da Silva, por um vaso sanitário atirado do estádio do Arruda, na última sexta (2), após o jogo entre Santa Cruz e Paraná. A presidente defendeu a abertura de delegacias especializadas nos estádios, para coibir violência entre torcedores.


O jovem de 26 anos, que era torcedor do Sport, foi enterrado neste domingo no Recife em cerimônia que reuniu centenas de pessoas. “A morte do torcedor Paulo Ricardo Silva depois de uma partida de futebol no Recife é mais um triste exemplo da urgência de se instalar delegacias especializadas nos estádios”, afirmou Dilma, no Twitter.

A presidente também defendeu que a violência nos estádios seja punida “com rigor pelas polícias locais”. “Os criminosos devem processados e julgados. Estádios de futebol são palco da alegria e da paixão. Devemos todos nos unir pela paz nos estádios”, completou.

No velório do torcedor do Sport, que teve início às 22h de sábado, os parentes cobraram ação rápida da Justiça. O padrasto Maurício Oliveira afirma que a família pensa em cobrar judicialmente a responsabilidade do Santa Cruz. "A gente tem de pedir justiça. O presidente do Santa não pode dizer que não tinha ninguém no estádio. Como é que não tinha, se caíram dois vasos? O cara ser presidente de um clube e dizer um negócio desses?", disse.

Oliveira se refere à declaração de Antônio Luiz Neto, dirigente do clube pernambucano, que eximiu o time de qualquer responsabilidade sobre a agressão. "O fato é que o jogo já havia sido encerrado, as luzes do estádio haviam sido apagadas, os portões fechados, a polícia havia feito a evacuação dos torcedores, mas mesmo assim os vândalos cometeram esse fato. Nós lamentamos muito", disse Luiz Neto, no sábado (3).

O pai de Paulo Ricardo, José Paulo Gomes da Silva, fez um apelo às autoridades. "Acabaram com duas famílias, a minha e a da mãe dele. Minha mãe, de 83 anos, está se acabando. Isso foi um crime, não uma briga. Se não resolverem logo isso, daqui uma semana vão jogar outro vaso e matar outra pessoa", lamentou.

Entenda o caso

Paulo Ricardo Silva morreu após ser atingido por um vaso sanitário arremessado do Estádio do Arruda, na Zona Norte do Recife. Na saída do jogo entre Paraná e Santa Cruz, pela Série B do Brasileirão, na sexta-feira (2), imagens gravadas na área externa do estádio mostram o momento exato em que os objetos foram lançados.

Nas imagens das câmeras de segurança, ainda é possível ver os torcedores do Paraná sendo escoltados por policiais montados em cavalos. Os objetos foram arremessados de uma altura de 24 metros, de acordo com o Instituto de Criminalística (IC). O professor de física Beralto Neto avaliou a altura e calculou que o vaso chegou ao chão com um peso de 350 kg.

R$ 5 mil por informações que levem ao suspeito

O Disque-Denúncia Pernambuco oferece recompensa de até R$ 5 mil para quem tiver informações que levem à identificação do suspeito de arremessar o vaso sanitário que atingiu e matou Paulo Ricardo Gomes da Silva.
Com garantia de anonimato, quem tiver informações pode ligar para os números (81) 3421-9595, na Região Metropolitana do Recife e Zona da Mata Norte, ou (81) 3719-4545, no interior do Estado. O site da central também recebe as denúncias, que podem conter fotos e vídeos em anexo. O serviço funciona durante 24h, todos os dias da semana.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet