Olhar Direto

Quarta-feira, 17 de julho de 2024

Notícias | Brasil

Brincadeira de risco, pipa deixa quase dois milhões sem energia por ano

Em época de férias, aumentam os casos de atropelamentos e acidentes com pane na rede elétrica devido à falta de cuidados em soltar pipas. Nas conversas com os garotos em bairros do subúrbio, eles mesmos contam várias histórias de amigos que morreram com uma descarga elétrica, outro que despencou do alto de uma laje e sofreu fratura de crânio, o colega que morreu atropelado ou se feriu com cerol.


Não existe um levantamento preciso dos índices estatísticos desses casos, mas a Light, que todo ano promove uma campanha preventiva para alertar a garotada dos riscos, possui números da contabilidade dos prejuízos para seus usuários.

De acordo com a empresa, responsável pelo fornecimento de energia na cidade, em 2008, quase dois milhões de clientes ficaram sem energia por causa de incidentes com pipas.

A gente recomenda que procurem locais abertos, afastados da rede elétrica. Além do risco para quem solta a pipa, pode acarretar interrupção de energia prejudicando vários bairros. Outro alerta que fazemos é que evitem usar material metálico, que sejam condutores de energia e jamais tentem retirar uma pipa presa nos fios”, afirma o superintendente técnico da Light, Gustavo de Alencar.

Em 2008, foram registrados na área de concessão da Light 1.236 desligamentos da rede causados por pipas, deixando 1 milhão e 793 mil clientes sem energia elétrica.

De janeiro a junho deste ano, 776 mil clientes já foram prejudicados por causa de 550 ocorrências.

Os bairros de Campo Grande e Santa Cruz lideram as estatísticas da Zona Oeste e o município de Belford Roxo da Baixada Fluminense.

Na tarde de sexta-feira (10), um grupo de meninos soltava pipas no Parque das Missões, próximo ao acesso à Linha Vermelha, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, onde um garoto de 9 anos morreu ao ser atingido por linha com cerol de pipa.

“A gente toma cuidado. Eu digo para a minha mãe que só usamos cerol perto da pipa e não atravessamos ruas movimentadas”, garante, até ser “cortado” e sair correndo, driblando os caminhões e outros veículos em alta velocidade.

Dicas da Light para solta pipa com segurança

1. Solte pipas longe dos fios, de preferência em espaços abertos para evitar o risco de acidentes. As áreas próximas aos aeroportos também são impróprias, pois as pipas podem atingir as aeronaves, colocando vidas em risco.

2. Não solte pipas nas lajes das casas. Qualquer distração pode resultar em choques, caso a pipa prenda na rede elétrica, e quedas, de quem está fazendo parte da brincadeira.

3. Caso a pipa fique presa, não suba em telhados, postes ou torres de transmissão para recuperá-la. Jamais tente removê-la, muito menos utilizando canos, vergalhões e bambus. Objetos de metal, como ferro, alumínio e cobre, ou qualquer tipo de material molhado, provocam choques violentos quando em contato com os fios da rede elétrica.

4. Aos primeiros sinais de tempestade recolha a pipa. Ela funciona como pára-raios, conduzindo energia.

5. Aprenda a fazer e soltar pipas sem rabiola, como as do tipo arraia. As pipas agarram quase sempre por causa da rabiola.

6. Não use papel laminado na pipa. Se ela tocar nos fios vai provocar um curto-circuito que poderá atingi-lo e deixar um bairro inteiro sem luz.

7. Fique atento para que a linha da pipa não atravesse no caminho de ciclistas e motociclistas. Muitos acidentes acontecem porque as linhas não podem ser vistas.

8. E lembre-se: nunca use cerol. Ele é proibido por lei. Não use linhas metálicas no lugar da linha comum, pois elas podem causar choques elétricos, além de também ameaçar ciclistas e motociclistas.

9. Procure locais abertos, longe da rede elétrica, para soltar pipa.

Em casos de acidentes com a rede elétrica, ligue para 0800 021 01 96 – ligação gratuita (24 horas).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet