Olhar Direto

Quarta-feira, 17 de julho de 2024

Notícias | Educação

Pronatec: Cuiabá é destaque nacional e garante mais 4 mil vagas

Até o final de julho, a Prefeitura de Cuiabá irá oferecer mais 4 mil vagas para os cursos profissionalizantes do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). A nova oferta de vagas é resultado de uma repactuação entre Município e Ministério da Educação.


Além de ampliar as oportunidades para pessoas em vulnerabilidade social, a repactuação teve como objetivo o ajuste de vagas para as áreas de infraestrutura, controle de processos industriais e produção industrial, que registraram a maior ampliação de demanda.

“O Pronatec é um importante programa que ajuda a mudar a vida de milhares de famílias, oferecendo uma forma digna de inserção no mercado de trabalho e saída da miséria. Por isso a Prefeitura sempre busca a parceria com o governo federal para oferecer os cursos. O esforço do nosso trabalho colocou Cuiabá como destaque nacional em número de matrículas”, afirmou o secretário municipal de Assistência Social, José Rodrigues Rocha Junior.

Segundo o secretário, em maio a Capital registrou 868 alunos matriculados nos cursos do Pronatec voltados para o Plano Brasil Sem Miséria (Pronatec BSM), o que coloca Cuiabá com o maior número de matrículas no país.

O Pronatec BSM oferece cursos de formação inicial e continuada voltados para a inserção no mercado de trabalho, com duração mínima de 160 horas, ofertados por instituições de reconhecida qualidade no ensino técnico e tecnológico, como as unidades do sistema nacional de aprendizagem (SENAC e SENAI) e a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica.

A oferta é gratuita e os beneficiários recebem alimentação, transporte e todos os materiais escolares.

CURSOS – Já na próxima segunda-feira (09), a Secretaria Municipal de Assistência Social realizará um mutirão 670 vagas para 20 cursos. As inscrições poderão ser feitas até o dia 11, em horário comercial, na sede das Faculdades Evangélicas Integradas Cantares de Salomão (FEICS), localizada anexa ao Grande Templo, na Avenida do CPA.

“Procuramos distribuir as vagas em polos espalhados por toda cidade. Assim, o aluno pode frequentar o curso em um local próximo a sua casa. Em 2013, essa iniciativa garantiu que Cuiabá tivesse um dos menores índices de evasão”, disse a coordenadora do programa na Secretaria de Assistência Social, Rosamaria Carvalho.

Para se inscrever, o candidato deve apresentar sua identidade, CPF e comprovante de residência.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet