Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Mundo

OMS diz que gripe suína não pode ser contida e ressalta importância de vacina

A diretora de vacinas da OMS (Organização Mundial da Saúde), Marie-Paule Kieny, afirmou nesta segunda-feira que a pandemia de gripe suína --como é chamada a gripe A (H1N1)-- não pode ser contida e que, por isso, todos os países precisam da vacina contra o novo vírus.


Kieny afirmou que esta é a primeira conclusão à qual chegaram o Comitê de Especialistas de Vacinas da OMS e um novo Comitê de Especialistas em Gripe formado após os primeiros casos do novo vírus.

Estes dois comitês se reuniram na semana passada e entregaram suas conclusões à diretora-geral da OMS, Margaret Chan, que só autorizou a divulgação nesta segunda-feira.

Os especialistas analisaram os últimos dados epidemiológicos sobre a pandemia, assim como as expectativas de disponibilidade da vacina.

Segundo Kieny, é bastante improvável que a vacina esteja disponível antes do início do inverno no hemisfério norte, já que, se forem cumpridos todos os requisitos para autorizar o remédio, o processo poderia durar até dezembro.

Após a vacina estar pronta, todos os países precisarão receber doses suficientes, já que a pandemia do vírus A (H1N1) não pode ser contida, afirmou Kieny.

Os especialistas recomendaram que os trabalhadores da área saúde deveriam ser os primeiros a ser vacinados, "já que são os que vão estar mais expostos, e porque devem se manter saudáveis tanto para tratar os doentes de gripe quanto os outros pacientes com outras doenças".

Depois que a população sanitária estiver vacinada, "cada país, em função dos grupos de risco que prevalecerem e de sua situação epidemiológica, deverão estabelecer uma estratégia própria", explicou a doutora.

Kieny afirmou que o vírus ataca diferentes tipos de pessoas, mas afirmou que os principais grupos de risco continuam sendo as mulheres grávidas, os bebês e as pessoas obesas.

Em relação à fabricação da própria vacina, Kieny disse que há uma negociação com os países-membros como ajudar as nações que não tiverem como comprá-la.

Além disso, ela disse que a OMS está discutindo com empresas que nos últimos anos adquiriram o conhecimento e a tecnologia para fabricar vacinas para ver como podem "acelerar o processo para poder produzir vacinas contra o vírus A (H1N1) para seus próprios países".

Sintomas


A gripe suína é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza A, chamado de H1N1. Ele é transmitido de pessoa para pessoa e tem sintomas semelhantes aos da gripe comum, com febre superior a 38ºC, tosse, dor de cabeça intensa, dores musculares e articulações, irritação dos olhos e fluxo nasal.

Para diagnosticar a infecção, uma amostra respiratória precisa ser coletada nos quatro ou cinco primeiros dias da doença, quando a pessoa infectada espalha vírus, e examinadas em laboratório. Os antigripais Tamiflu e Relenza, já utilizados contra a gripe aviária, são eficazes contra o vírus H1N1, segundo testes laboratoriais, e parecem ter dado resultado prático, de acordo com o CDC (Centros de Controle de Doenças dos Estados Unidos).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet