Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Mundo

Obama nomeia médica negra do Alabama para diretora de saúde

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, escolheu Regina Benjamin, uma médica de família do Alabama, para ocupar o cargo de chefe do gabinete que comanda as 6.000 Corporações de Serviços de Saúde Pública Comissionados do país, um cargo ligado diretamente à Secretaria de Saúde e que serve como porta-voz da política pública do setor.


Normalmente, o diretor de Saúde no governo americano não participa da tomada de decisões de política de saúde pública. Sua tarefa é mais parecida com a de um porta-voz e consiste mais na difusão de conselhos e no lançamento de campanhas sobre saúde pública.

No passado, outros diretores de Saúde desempenharam papéis-chave na luta contra o cigarro ou a percepção social da Aids.

Benjamin ganhou o prêmio de "gênio" da Fundação MacArthur em 2008 por fundar a Clínica de Saúde Rural Bayou La Batre, que atende uma comunidade de 2.500 pescadores desde os anos 90. A clínica foi devastada duas vezes por furacões, em 1998 e 2005, e reconstruída novamente.

"Apesar dos poucos recursos, Benjamin reconstruiu sua clínica após cada desastre e criou redes para manter contato com os pacientes isolados em vários pontos de retirada", diz a biografia da médica publicada no site da fundação.

"Ela estabeleceu uma carreira como médica de família que permite a ela tratar todos os pacientes que a procuram, muitos dos quais não têm seguro, e frequentemente viaja de pick-up para cuidar de pacientes mais isolados na região", diz o texto.

O trabalho humanitário de Benjamin deve ajudar Obama na campanha por uma ampla reforma no sistema de saúde dos Estados Unidos que permita cortar gastos e ampliar o número de cidadãos cobertos pelo governo. Estimativas oficiais apontam que 46 milhões de americanos não têm plano de saúde.

Obama aproveitou o anúncio da escolha de Benjamin para lançar uma advertência a seus adversários sobre sua determinação na aprovação da reforma na saúde.

A diretora de saúde normalmente define o tom da política de saúde pública do governo --em temas como fumo, obesidade e atividades física.

Benjamin parece ter experiência em algumas áreas que Obama pretende mudar. "Benjamin é habilidosa tanto na tradução de pesquisa sobre medidas sanitárias preventivas em medidas acessíveis, baseadas na comunidade, quanto em intervenções para diminuir os encargos decorrentes de doenças de sua base de pacientes diversificada, que inclui imigrantes provenientes do Vietnã, Camboja e Laos, e que compreende um terço da população de Bayou La Batre", cita a Fundação MacArthur.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet