Olhar Direto

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Política MT

Governador discute investimentos com consórcio do Vale do Juruena

O município de Juína (a 735 quilômetros de Cuiabá) é o anfitrião na tarde desta segunda feira (13), do sétimo encontro do governador em exercício, Silval Barbosa, com os 15 consórcios regionais que englobam os 141 municípios do Estado.


A reunião é para discutir junto aos prefeitos dos municípios que fazem parte do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Vale do Juruena sobre as necessidades de equipamentos, tais como retroescavadeiras e caminhões, por exemplo, para serem utilizados na recuperação das rodovias estaduais e vicinais.

Durante entrevista coletiva, o governador em exercício, Silval Barbosa, fez questão de salientar que este se trata do maior programa de aquisição de máquinas e assistência aos municípios do país. “Queremos saber das peculiaridades, necessidades e demandas de cada município para fazermos a distribuição mais justa possível de equipamentos”, disse Silval.

O governador em exercício lembrou que a situação de muitos municípios há seis anos era de isolamento total no período das chuvas, o que já foi amenizado pela formação dos consórcios regionais e a aquisição de máquinas que o governo do Estado fez no ano passado.

“A situação foi controlada, mas vimos que ainda não era o suficiente para atender as demandas dos municípios que ainda tinham muitas estradas municipais, por isso a compra desses equipamentos se faz necessário”, disse ele ao salientar que as próximas reuniões serão em Juara, Barra do Garças, Confresa e Rondonópolis.

Por meio de um programa de aquisição de máquinas, o governo do Estado comprará R$ 256 milhões em equipamentos até dezembro deste ano, que serão transferidos para os municípios em sistema de comodato. Os recursos são do financiamento do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), celebrado graças ao equilíbrio fiscal de Mato Grosso. Até o final desta semana, Silva terá se reunido com todos os consórcios e prefeitos do Estado para fazer uma distribuição das patrulhas mecanizadas, de acordo com a demanda de cada região.

O Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Vale do Juruena é formado pelos municípios de Aripuanã, Castanheira, Colniza, Cotriguaçu, Juruena e Juína. Silval chegou ao município no início da tarde para a reunião que deve se estender até o início da noite, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, acompanhado do secretário de Projetos Estratégicos e coordenador do MT Regional, José Aparecido dos Santos; dos secretários de Estado de Infraestrututa, Vilceu Marcheti; de Educação, Ságuas Moraes; da Casa Civil e de Comunicação Social, Eumar Novacki, e de Administração, Geraldo de Vitto Jr, além de parlamentares estaduais e federais.

De acordo com o prefeito de Juína, Altir Peruzzo, o município é o segundo maior do Estado em extensão territorial e suas demandas são grandes, já que possui 26 mil quilômetros quadrados e 3.200 quilômetros de estradas vicinais (municipais) não pavimentadas, por onde circulam 28 linhas de transporte escolar. Ele diz que há uma demanda muito grande na manutenção das estradas não pavimentadas dentro do município. Ele define Juína como município novo, mas com uma importância econômica de um polo.

“A prefeitura tem equipamentos velhos, com aproximadamente 20 anos de uso e em quantidade bem inferior ao necessário para dar manutenção em todos esses quilômetros de estradas vicinais que possuímos. Esse programa de aquisição de maquinários do Governo do Estado chega em boa hora, pois representará uma economia grande para o município, no que diz respeito à locação de equipamentos que tínhamos que fazer para tonar as estradas pelo menos trafegável”, disse.

Altir explicou que Juína ainda nunca havia sido contemplada com equipamentos por parte do Governo do Estado neste sistema de comodato. “Da outra vez em que o Estado realizou a aquisição de equipamentos, Juína acabou ficando de fora. Com a manutenção das estradas, que passam a ter melhores condições de trafegabilidade, as regiões ganham no dinamismo e competitividade das suas economias e facilitam geração de emprego e renda. Esta região vai ganhar muito e se desenvolver mais rápido ainda” afirmou.

REALIDADE LOCAL

Para o presidente do consócio e prefeito de Cotriguaçu, Damião Carlos de Lima, o grande problema dessa região são as distâncias e a extensão dos municípios. “Estamos bem longe da capital e isso muitas vezes dificultou que os governantes tivessem uma visão do que realmente precisamos. O que vemos é que durante a gestão do governador Blairo Maggi todas as regiões têm sido ouvidas e recebido ajuda. Tanto Maggi, quanto Silval Barbosa, conhecem a realidade do nosso Estado porque andam”, salientou.

O presidente afirmou que a situação de Cotriguaçu era precária há seis anos, antes da gestão Maggi. “Hoje estamos aqui em Juína que já é bem distante da capital, mas Cotriguaçu é ainda mais distante. Temos dois acessos chegar ao município hoje, ambos sem pavimentação. Um pela MT-170, outro pela MT-208, que representam mais 200 e 300 Km de chão respectivamente", diz.

"Como presidente desse consórcio viemos hoje agradecer o governo pelo apoio e pedir por mais uma patrulha para o município. Cotriguaçu usa três equipamentos do governo do Estado neste sistema de comodato e mesmo assim ainda não é suficiente”, disse o presidente ao lembrar que com os maquinários cedidos pelo governo do Estado ele consegue manter cerca de 800 km de 2,6 mil km de estradas vicinais no município.

INFRAESTRUTURA

O governador em exercício, Silval Barbosa, realizou a entrega de quatro veículos para Polícia Militar e Civil, dos municípios de Juína e Castanheira.
A entrega foi feita em Juína , no início da tarde desta segunda feira (13.07), oportunidade em que se reúne com o consórcio do Vale do Juruena e os seis prefeitos que fazem parte dele.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet