Olhar Direto

Sábado, 20 de julho de 2024

Notícias | Brasil

Diminui para 7,6 mil número de pessoas afetadas pela chuva no RS

O número de pessoas que estão fora de casa em função da chuva no Rio Grande do Sul diminuiu para 7.665 na manhã desta segunda-feira (30), de acordo com o boletim divulgado pela Defesa Civil Estadual às 7h. O número anterior, divulgado às 18h de domingo (29), era de 11,5 mil afetados pela chuva. No total, 62 municípios tiveram estragos por causa do tempo e das cheias dos rios.


De acordo com o órgão, são 2.285 pessoas desabrigadas, que tiveram de ser removidas para ginásios, centros comunitários e albergues disponibilizados pelo poder público. Já o total do número de desalojados, que estão em casas de familiares, amigos e vizinhos, chega a 5.380 pessoas.

O município mais atingido ainda é Iraí, no Norte do estado, na divisa com Santa Catarina, com 1,3 mil pessoas removidas de suas residências em função das enchentes. Porto Mauá, na fronteira com a Argentina, soma mais de 1 mil desabrigados, por causa da cheia do Rio Uruguai. Porto Xavier, também na fronteira, totaliza 1.392.

Prefeituras decretam emergência

Pelo menos 13 municípios atingidos por enchentes chegaram a encaminhar decretos de emergência à Defesa Civil gaúcha. A relação das prefeituras que informaram a condição inclui Alpestre, Cristal do Sul, Chiapeta, Iraí, Vicente Dutra, Barão do Cotegipe, Erval Grande, Caiçara, Cerro Grande, Crissiumal, Derrubadas, Getúlio Vargas e Tiradentes do Sul. A prefeitura de Iraí decretou situação de calamidade pública.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet