Olhar Direto

Sábado, 20 de julho de 2024

Notícias | Brasil

Viadutos da av. Pedro 1º vão passar por vistoria após desabamento

Prefeitura afirmou que serão feitos "exames adicionais" para garantir segurança da via


A Prefeitura de Belo Horizonte anunciou nesta sexta-feira (4), que todos os viadutos da avenida Pedro 1º vão passar por vistoria. A medida foi tomada após o desabamento de uma das estruturas, que estava em fase final de construção, na tarde da última quinta-feira (3). Quatro veículos foram atingidos, deixando dois mortos e 22 feridos.

Segundo o secretário municipal de obras, José Lauro Nogueira, a prefeitura vai "conduzir exames adicionais" nas demais estruturas, a fim de garantir a segurança da via. No local, o viaduto Montese já havia apresentado problemas há cinco meses. Na época, a Sudecap (Secretaria de Desenvolvimento da Capital) emitou nota afirmado que houve deslizamento de 30 cm na construção, que não corria riscos de desabamento.

— A prefeitura objetivamente conduzirá exames adicionais, com base naqueles já executados, evidentemente procurando garantir que exista para a opinião pública a satisfação merecida desta questão.

Obra

Sobre a possibilidade de o desabamento ter sido causado pela retirada repentina das escoras, Nogueira ressaltou que o procedimento respeitou todos os "rigorosos padrões de engenharia". Ele explicou que o trabalho levou semanas para ser concluído.

— Quero dizer que nenhum exame de teste, nenhum ensaio técnico, nenhuma medida preventiva, nenhuma verificação de elementos técnicos deixou de ser feita em todas as obras. As etapas que levam à aprovação de um empreendimento desta natureza foram todas respeitadas.

Ainda conforme o secretário, todas as providências serão tomadas para assegurar aos turistas que devem vir à Belo Horizonte para acompanhar a partida da semifinal da Copa do Mundo, que será no Mineirão, na próxima terça-feira (8). Caso vença a Colômbia hoje (4), a seleção brasileira estará no jogo da capital mineira.

— Do ponto de vista da segurança das pessoas, a prefeitura tem nesse momento um plano de ação ligado às ocorrências sem problemas dos eventos que estão na agenda e também da segurança dos trabalhadores, do trânsito e todo o esquema ligado ao evento.

Tragédia

A queda ocorreu por volta de 15h. Quatro veículos, sendo um micro-ônibus, um carro e dois caminhões, foram atingidos. A motorista do coletivo, Hanna Cristina dos Santos, de 26 anos, morreu no local. Ela estava acompanhada da filha de cinco anos, que foi socorrida e já recebeu alta hospitalar. Já Charlys Frederico Moreira do Nascimento, de 25 anos, condutor do Fiat Uno que foi soterrado pelos escombros, foi retirado do local após mais de 12 horas de trabalho. As duas vítimas foram enterradas na sexta-feira (4), às 17h.

Outras 22 pessoas ficaram feridas e foram levadas para unidades de saúde do município. Somente uma delas precisou ficar internada por mais de 24 horas no Hospital João 23. Fábio Júnior Silva foi atingido por um vergalhão e ainda reclamava de dores abdominais. A prefeitura garantiu ainda atendimento psicológico às vítimas e familiares envolvidos na tragédia.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet