Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de julho de 2024

Notícias | Agronegócios

Agronegócio vai propor plano para presidenciáveis, afirma ex-ministro

O ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, afirmou que representantes do agronegócio do Brasil devem apresentar um plano para o setor aos candidatos à Presidência, Dilma Rousseff (PT), Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB). O chefe da pasta entre 2003 e 2006, no primeiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), palestrou neste sábado (5) sobre a produção agrícola do país em evento da Cooperativa dos Plantadores de Cana do Estado de São Paulo (Coplacana), em Piracicaba (SP).


Rodrigues atualmente é presidente do conselho deliberativo da União da Indústria da Cana-de-açúcar (Unica) e coordenador do Centro de Agronegócio da Fundação Getúlio Vargas (FGV). O documento com as propostas de gestão do setor devem ser entregues após consulta a todas as entidades de classe ligadas ao setor. "O plano foi pedido pelos candidatos e devemos encaminhá-lo reunindo propostas formadas em conjunto", afirmou.

O plano será reunido pela Associação Brasileira do Agronegócio (Abag), que já foi presidida por Rodrigues. O atual dirigente da entidade, Luiz Carlos Corrêa de Carvalho, confirmou a entrega e ainda disse que pretende promover entrevistas com os presidenciáveis.

'Mundo encolheu, nós crescemos'

Durante a palestra, Rodrigues destacou o crescimento das exportações do país entre 2003 e 2013. O número saltou de U$ 30 bilhões para U$ 100 bilhões. "Enquanto o mundo inteiro encolheu, o agronegócio do Brasil cresceu", disse. Para o ex-ministro, em 40 anos os países emergentes vão dominar os mercados consumidor e produtor de alimentos no mundo.

Debates

Além de Rodrigues, palestraram sobre a influência do agronegócio na economia José Coral, presidente da Associação dos Fornecedores de Cana de Piracicaba (Afocapi); o presidente da Abag, Luiz Carlos Corrêa Carvalho; Arnaldo Bortoletto, presidente da Coplacana; José Vicente Caixeta Filho, diretor do campus da Universidade de São Paulo (USP) em Piracicaba; Angelo Frias Neto, presidente da Associação Comercial e Industrial de Piracicaba (Acipi); Hermas Amaral Germek, diretor da Fatec, Pedro Mizutani, representante da Raízen e Ricardo Caiuby de Faria, da Sucral.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet