Olhar Direto

Sábado, 18 de maio de 2024

Notícias | Política MT

QUEM VEM AÍ

"Afilhado caçula" de Jonas Pinheiro tenta cadeira na Câmara dos Deputados e fala em logística para MT

Foto: Ana Rosa Fagundes / Assessoria

Ederson Xuxu Dal Molin, candidato a deputado federal pelo PDT, com o candidato a governador Pedro Taques

Ederson Xuxu Dal Molin, candidato a deputado federal pelo PDT, com o candidato a governador Pedro Taques


Maior agilidade nos investimentos em logística para reduzir o custo de escoamento da produção, principalmente rodovias e ferrovias, e a busca de alternativas por uma saída viável para os portos de Norte e Nordeste do Brasil. Estas são algumas das principais bandeiras a serem defendidas pelo vice-prefeito de Sorriso, Ederson Xuxu Dal Molin (PDT), candidato à Câmara dos Deputados no chapão proporcional do candidato a governador José Pedro Taques (PDT).

Xuxu Dal Molin recorda que sua família acompanhou o senador Jonas Pinheiro (in memorian) por décadas e que sua primeira candidatura a deputado federal, em 1982, foi lançada por agricultores da então Gleba Sorriso e Boa Esperança, atual município de Sorriso. Na Assembleia Constituinte de 1987-88, Jonas criou a Frente Parlamentar Agropecuária, no Congresso Nacional. Ele foi duas vezes vereador e, em 2012, se elegeu vice-prefeito na chapa do atual prefeito Dilceu Rossato (PR), de Sorriso.

Sempre inserido nos projetos do agronegócio, Xuxu Dal Molin também foi diretor da Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja) e delegado da Associação Mato-Grossense dos Produtores de Algodão (Ampa).

"Eu tenho orgulho de dizer que sou 'afilhado político' do saudoso senador Jonas. Minha primeira candidatura [a vereador de Sorriso, em 2000] foi lançada por ele. Caminhamos juntos por longas jornadas, quase sempre vitoriosas, e creio que aprendi bastante como o mestre, especialmente na defesa do agronégócio", afirmou Xuxu, para a reportagem do Olhar Direto.

O candidato pedetista anunciou que o foco de seu mandato está na defesa do agronegócio, como fizeram Jonas Pinheiro e o deputado Homero Pereira (in memorian). "O governo federal deve trabalhar para agilizar o escoamento da produção. Temos de acabar com as medidas paliativas, como tentar reduzir o número de caminhões nas rodovias aumentando o tamanho dos bi-trens e tremilhões. Sem ferrovias, as filas [de carretas] nas estradas vão continuar", projetou Xuxu.

Dal Molin defende também o escoamento da produção do Centro-Oeste, principalmente Mato Grosso, pelos portos do Norte e Nordeste brasileiro. Por isso, considera essencial a conclusão e poseterior duplicação da BR-163 – Cuiabá-Santarém (PA). "Atualmente, mais de 90% do que é produzido na região é escoado pelos portos do Sul e Sudeste, percorrendo distâncias continentais", ponderou ele.

"Esses produtos vão para o Sul e Sudeste trafegando 2,5 mil quilômetros. Quando tivermos saídas pelo Norte e Nordeste teremos redução de mais de 700 quilômetros. Isso resultaria na redução do custo logístico de até 35% desses produtos que iriam pelo Norte e Nordeste", pontuou Xuxu.
.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet